As arquitetas baianas Cristiane Pepe, Ecatherina Brasileiro e Maria Clara Marback estreiam na CASACOR São Paulo 2023 assinando um loft de 124 m² com jardim completo batizado de Ares da Terra, criado para um casal paulista apaixonado pelo nordeste.
Inspiradas pela natureza, as arquitetas usaram madeiras, fibras e tons terrosos para criar um visual despojado. Além disso, buscaram peças de artistas baianos e de outras regiões do país, além de móveis assinados para compor o espaço.
Entre os destaques que figuram no décor, estão a cadeira Polvo e o banco Baita, de Inês Schertel, a mesa, Soto de Ronald Sasson, e a mesa Mancebo Galhos, de Marcelo Magalhães. Chamam a atenção as esculturas da artista baiana Nádia Taquary e as peças de macramê do artesanato regional.
Outros nomes, como Ricardo Armarinhos Teixeira, Celso Cunha Neto, Rebeca Silva, Florival Oliveira, Juraci Dórea, Fernanda Vasconcelos e Caribé também assinam obras expostas no ambiente.
Todo integrado, o projeto contempla quarto, banheiro, área gourmet e sala, pautados pela biofilia e a tecnologia. Uma parede coberta por musgo do deserto natural coexiste com uma geladeira automatizada de última geração, por exemplo. Outros elementos de estilo natural que fazem parte das escolhas das arquitetas são cerâmicas e palhas, entre outras texturas acolhedoras, além de jardineiras e plantas, que se integram aos ambientes.
Um dos parceiros do trio de arquitetas neste projeto é a loja Finger Morumbi, que trabalha com armários modulados. A linha de móveis escolhida por elas traz praticidade e modernidade ao loft.
Segundo Maria Clara, uma das linhas centrais do conceito desenvolvido por elas é trabalhar texturas e sentidos com os materiais, a exemplo do painel de papel de parede que promove ilusão de ótica com textura de palhinha e uma grande cortina de fios de seda, com 4,7 metros de pé-direito, que tem um desenho de macramê em formato de pétalas — lançamento exclusivo da Uniflex.
O porcelanato, de grande formato, que reveste as paredes e o piso, é da linha Block Mist, da Refin, fornecido pela Exbra Revestimentos. O revestimento é 100% mineral e tem os principais selos de sustentabilidade e alta resistência. Já a parede do banheiro é da linha Cacos, um lançamento que a Refin desenvolveu por meses, com muito critério e cuidado, em parceria com o Studio Arthur Casas.
No banheiro, o destaque é a bancada da linha Volcano, da Deca, que tem estilo rústico, e metais das linhas Tube e Dream, no acabamento corten. Neste ambiente, as arquitetas criaram uma solução criativa e prática para dar privacidade por meio de um fechamento de persianas da linha Vert Gliss, da Uniflex.
O paisagismo ficou por conta da Reserva Natural, uma empresa de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, na Bahia. Os vasos gigantes do jardim vieram da Organne e trazem um toque clássico e rústico, ao mesmo tempo, e chamam atenção pelo estilo sofisticado.
No quesito cores, a paleta exibe tons neutros e arenosos. “O espaço é uma proposta para fugir da poluição visual das telas e das ruas em um ambiente que sinaliza paz e acolhimento”. diz Ecatherina. Para Cristiane Pepe, “o ser humano, nesse momento, precisa mais do que nunca, voltar para o contato com as suas raízes e com a natureza”, conclui.