Linhas retas e madeira marcam apartamento minimalista
Portas de correr garantem ambientes integrados porém com privacidade. O projeto é assinado por Paula Warchavchik em conjunto com Paula Caio.
Este apartamento é o lar de um casal com duas filhas e recebeu um projeto assinado por Paula Warchavchik (escritório W. Arquitetura) em conjunto com Paula Caio (Studio Theodora Home). O desejo era de um espaço integrado que valorizasse a arquitetura e design.
Os interiores se destacam pelas linhas retas e pela predominância da madeira. Eles foram inspirados pela arquitetura moderna e minimalista do edifício. O layout pré-definido da planta, somado às mudanças propostas pelas arquitetas, assegurou a integração dos espaços da área social, adaptando-se às necessidades do casal.
Partindo de uma base neutra e clara, a materialidade do projeto incorporou uma mescla de texturas, garantindo personalidade para os ambientes. Na entrada do apartamento, foi criada uma estante de marcenaria e mármore para exibir objetos decorativos e pessoais dos moradores.
A área social, composta ambientes amplos, tem uma de suas laterais revestida por um grande painel de madeira, criando uma linguagem uniforme para o ambiente. A divisão visual é feita a partir dos mobiliários e objetos que compõem cada espaço, assim como elementos de marcenaria.
É o caso da sala de televisão, que recebeu duas portas de correr mimetizadas por um painel de muxarabi, que podem ser mantidas abertas ou fechadas. A televisão foi instalada em um nicho revestido com pedra, mantendo a variação de materiais.
A sala de jantar é composta por uma grande mesa para dez lugares e um buffet de marcenaria vazada. A estante de madeira da entrada atua no ambiente como bar, com adega e cervejeira em embutidas.
A integração entre a sala de jantar, a área social e a cozinha foi possível a partir da alteração do acesso do apartamento, permitindo a criação de portas de correr que dividiam os espaços, mas mantêm a fluidez entre os ambientes.
O lavabo, revestido com o mesmo padrão de marcenaria, mantém a linguagem que o restante do apartamento. A bancada de pedra com cuba esculpida foi acoplada à parede, criando um vão livre e deixando o espaço limpo.
Na área íntima, a suíte do casal recebeu tons neutros e é privilegiada por grandes aberturas e luz natural.
Para as filhas, foram criados dois ambientes que seguem a mesma linguagem – madeira e tons rosas. A suíte com duas bicamas, uma penteadeira e muito espaço para armazenamento, é compartilhada pelas duas. Enquanto no banheiro, soluções para auxiliar as crianças no uso do espaço foram implementadas, as proporcionando maior liberdade.
Confira todas as fotos na galeria abaixo: