Jardim vertical na sala traz verde para apê com ilha de mármore na cozinha
Lethicia Hildebrand, do escritório Lar Monde Arquitetura, criou um projeto integrado e com muito armazenamento no imóvel de 85 m².
Esse apartamento de 85 m² pertence a um jovem casal. Para adequar o imóvel, recém entregue pela construtora, às necessidades dos clientes, a arquiteta Lethicia Hildebrand, do escritório Lar Monde Arquitetura foi acionada para realizar a transformação.
Os clientes buscavam um apartamento totalmente integrado, com uma paleta de cores suaves e soluções inteligentes de armazenamento em todos os cômodos. Além disso, desejavam um jardim vertical na área social, para obter maior conexão com a natureza e criar um ambiente mais acolhedor e harmonioso.
A primeira medida foi demolir paredes para ampliar e integrar a área social. Um dos principais desafios foi acomodar a lavanderia, que divide espaço com o terraço gourmet. Para isso foi embutida a lava e seca dentro de uma marcenaria com porta ripada, permitindo que ficasse oculta quando não estivesse em uso. O tanque também foi camuflado na estrutura com uma bancada de pedra com gabinete, tornando o espaço funcional.
O hall de entrada recebeu uma atenção especial da arquiteta, que criou uma sapateira multifuncional para integrar o ambiente e levar um diferencial ao espaço. Para deixar uma atmosfera acolhedora, desenvolveu um armário com cristaleira, nichos para adega, duas portas para armazenamento, incluindo um móvel baixo com gavetas e um banco para facilitar a retirada dos sapatos e aguardá-los no móvel.
Na sala, apostou em peças de traços leves e uma paleta com tonalidades off-white e madeira clara. O toque de cor mais vibrante fica com o verde do jardim vertical, que divide espaço com a boiserie que emoldura a televisão. Já a sala de jantar foi posicionada na varanda para otimizar a circulação e proporcionar uma sensação de conexão com o exterior, criando um ambiente para desfrutar momentos agradáveis em família.
Na área da cozinha, apostou na criação da ilha em mármore para delimitar o ambiente. Os armários trazem um conceito minimalista, sem puxadores, com tons de off white e bege. O destaque ficou por conta do revestimento Agata Fendi da Decortiles, que remete a beleza da pedra natural, e foi aplicado na parede que contempla toda a área de convivência.
No dormitório do casal, a arquiteta criou uma área dedicada ao home office no terraço e projetou um armário menos profundo, acima da cama, para dar suporte ao guarda-roupa e melhor acomodar os itens dos clientes. A cabeceira estofada com desenho exclusivo e móveis com linhas leves reforçam o aconchego que os clientes buscavam.
O quarto de hóspedes, que será dos futuros filhos, segue um conceito simples e funcional. Equipado com uma cômoda e um guarda-roupa, também dá suporte ao casal. Os banheiros seguem a mesma linha, com armários equipados com espelhos para facilitar a maquiagem e o cuidado com a barba.
Tudo permeado por um projeto luminotécnico pensado em cada ambiente de acordo com layout e uso específico. Na cozinha e terraço, próximo às bancadas, foi trabalhado uma iluminação difusa com perfis de led para garantir uma luz suave. Nos dormitórios e na sala, optou por uma iluminação mais indireta, para promover o relaxamento. Por fim, no banheiro foram instalados dois tipos, a iluminação indireta para um banho relaxante e perfis de led com luz difusa próximo a bancada para não ter efeito de sombra enquanto estiver usando o espelho.
Veja todas as fotos abaixo: