Janelas que trazem o verde para dentro e minimalismo definem apê de 170m²
O escritório AS Arquitetas SP, que assina o projeto, integrou os ambientes e apostou em uma decoração neutra para valorizar a natureza e iluminação natural
O escritório AS Arquitetas SP, comandado por Luciana Gomes, Julia Brepohl e Manuela Moreira, assina a reforma do apartamento de 170m², no Itaim Bibi em São Paulo, com o desafio de criar um ambiente minimalista e que traduzisse a personalidade dos novos moradores: um jovem casal que adora receber amigos e também curtir momentos a dois, com seus pets, um casal de Golden.
Localizado no segundo pavimento, as copas das árvores parecem invadir o terraço do apartamento, dessa forma, todo o layout foi pensado para direcionar a vista para ao verde, criando uma conexão entre interno e externo.
O primeiro passo na reforma, que durou 3 meses, foi demolir a parede e o caixilho que dividiam a sala do terraço, para permitir tanto a integração dos ambientes como entrada de muita luz natural.
A integração entre os ambientes sociais foi criada para priorizar o encontro e proporcionar ambientes aptos a receber bem os amigos, seja na mesa de jantar envolta da ilha gourmet ou na sala de estar. Mobiliários baixos e em tons neutros criam fluidez e dão mais amplitude aos ambientes.
Os moradores também desejam ter um elemento em concreto aparente no apartamento, então foi uma feliz surpresa descobrir durante a obra um pilar de esquina, que com seu grande formato deu muita personalidade ao living.
Além da marcenaria criada, revestida em folha natural de carvalho europeu, para unir o gourmet e o estar, destacam-se na área social as peças assinadas como a banqueta Joy, do Studio Sollos, do designer Jader Almeida, as mesas de centro botané do Pedro Ribeiro, da Cremme, e as poltronas da Ana Neute, da Líder Interiores. Esses elementos acrescentam personalidade e elegância ao espaço, sem sobrecarregá-lo.
O piso em tacos de madeira maciça foi restaurado e clareado para dar um aspecto mais natural à toda área social, corredores e quartos do apartamento.
A cozinha, que antes apresentava um acabamento antigo e móveis que não condiziam com o estilo dos moradores, recebeu revestimentos e marcenaria atuais e atemporais, que se adequam ao conceito do apartamento.
Seguindo a paleta do projeto com predomínio de tons neutros, a suíte recebeu uma cabeceira com mesas laterais desenhadas pelo próprio escritório e produzidos pela marcenaria MSM Móbile. A estante embutida na parede com armários baixos foi toda repaginada para aproveitar o espaço de forma mimetizada.
No segundo quarto, o desafio foi criar um espaço que, além de guardar alguns equipamentos esportivos, também pudesse servir como home office e espaço para ginástica, para isso, móveis planejados e multifuncionais para melhor aproveitamento.
Todo o projeto luminotécnico foi cuidadosamente pensado pelo escritório AS Arquitetas SP. Além de diversas luminárias indiretas para criar ambientes confortáveis, fica o destaque para luminária UFO sobre a mesa de jantar, que através do seu formato esbelto não interfere na vista para o verde das árvores que cria um cenário especial de fundo aos moradores e visitantes.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: