Ao projetar, recentemente, este apartamento estúdio com apenas 28 m², Cristiane Schiavoni, detalha o processo cuidadoso e as respostas que encontrou para um melhor aproveitamento dos espaços.
“Viver em um apartamento pequeno implica em uma visão mais prática no perfil de estilo das pessoas. Não ser um acumulador é uma das prerrogativas e saber que é possível adotar um way of life mais enxuto e não perder o conforto”, analisa. Acompanhe!
Ambientes interligados e multifuncionais
Se a tendência de integração dos espaços já se efetivou em apartamentos maiores, essa leitura também se adequa como uma luva nos aptos compactos. Com a ligação entre os ambientes e sem a existência de divisões com paredes, sala de estar, cozinha e até mesmo varanda gourmet podem parecer maiores do que são realizados. Para Cristiane, não há uma regra, mas essa percepção abre muitas possibilidades.
Com área social e de descanso integradas, os espaços compactos parecem muito maiores – o mix entre cores vívidas e mais claras também contribuem para isso. Na combinação, a parede foi revestida com um papel de parede preto e branco, valorizando o colorido das almofadas e o gradiente de bege que marca presença no piso, paredes e teto.
“No mobiliário, nos pautamos em desenhos arredondados e orgânicos, tendência na Semana de Design de Milão em 2023. Eles contribuíram para reforçar o sentimento de novos ares e acolhimento no ambiente”, pontua a profissional.
Eleito como um dos ambientes mais queridinhos, o dormitório é conectado à varanda, com direito a uma pequena área de jantar e um sofá curvo, que recepciona os convidados. Neste espaço, chama a atenção também o Viva Magenta, eleita a cor do ano de 2023 pela Pantone, que marca presença nos móveis em móveis soltos.
Ainda explorando a varanda, a proposta de um visual instragamável junto com a penteadeira e o jardim vertical, realizado com plantas preservadas, foi uma decisão acertada tanto no intuito da arquiteta de entregar um pouquinho da conexão com a natureza, como também o de gerar um visual perfeito para tirar fotos e gravar vídeos.
Espelhos, para que te quero?
No décor de interiores, espelhos são sinônimos de amplitude! Assim, o elemento se faz presente no estúdio por meio da marcenaria em que a arquiteta uniu o guarda-roupas, TV e um pequeno home bar. A mesma estratégia foi adotada nos armários da cozinha, entregando a percepção de uma área maior – além do charme.
Móveis planejados e soluções de marcenaria
Com a instalação logo na entrada, a cozinha ganhou uma marcenaria sob medida que se enquadra com a sua pluralidade de soluções na pequena área. Vista de fora, a geladeira parece camuflada, como se fosse mais uma parte do armário. Outro detalhe interessante é o uso do blackspash em toda a área da cozinha, facilitando a rotina e higienização.
Organização
A pequena metragem do apartamento permitiu soluções que otimizaram a planta baixa com muita versatilidade e uma delas foi transformar os nichos inferiores que acompanham a lateral da cama se tornaram vãos multiuso para acomodar livros e como um grande banco que atende a área da mesa de refeições.
Cama versátil
Ao invés de “quebrar a cabeça” para incluir um sofá na área social (que também é a de descanso!), a arquiteta Cristiane Schiavoni optou por utilizar um estilo de cama que serviria perfeitamente como uma outra sugestão de assento para receber os amigos e familiares da moradora.
Um mundo de possibilidades
Analisando outros trabalhos da arquiteta, outras resoluções também merecem o destaque como possibilidades a serem executadas. Na contagem de cada centímetro do projeto, muitas vezes existe a oportunidade de criar cantinhos estratégicos com um bom aproveitamento!
Entre a parede da TV, a estrutura de drywall abriu uma pequena despensa é possível acomodar uma série de objetos que não ficariam encaixados no layout ou nos espaços de armazenamentos disponíveis. “Sem contar que a abertura é extremamente discreta, resolvendo super bem a vida de quem precisa de um pouquinho a mais de área livre”, analisa Cristiane.
Elementos da decoração na medida certa
Engana-se quem pensa que apartamentos pequenos podem dispor de uma ambientação pensada para o home office. Mas como incluir, sem ocupar um fixo no projeto? A estante multifuncional oferece uma base que se transforma em mesa: ao terminar as atividades, é só fechar e usufruir, novamente, da plenitude idealizada para a sala de estar.
Veja todas as fotos na galeria abaixo!