Integração com jardim e natureza orienta a decoração desta casa

A arquiteta Gigi Gorenstein integrou os ambientes e apostou em painéis de vidro para conectar interior e exterior.

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 14h05 - Publicado em 21 dez 2022, 13h00
Sala de estar; jardim; porta de vidro
 (Evelyn Müller/Casa.com.br)
Continua após publicidade
Sala; piso de madeira; parede verde; poltrona; quadros
Embora integrados, os espaços neste projeto de Gigi Gorenstein ficaram bem setorizados e com funções definidas, como o hall que recebe os visitantes, com ar de galeria de arte. (Evelyn Müller/Casa.com.br)

Sala de estar com TV, jantar e um generoso hall, com direito a galeria de arte e espaço para a adega, definem a área social da casa, reformada pela arquiteta Gigi Gorenstein, à frente do escritório que leva seu nome.

Os ambientes integrados e se abrem totalmente para o jardim graças às portas de correr de vidro. “Eliminei excessos, apostei num mobiliário de linhas retas para transparecer leveza, escolhi uma base de tons neutros e usei objetos trazidos de viagens para acrescentar personalidade ao visual”, explica a profissional.

Arte e vinho dão as boas-vindas

Parede verde; arte com corda; banquinhos
O verde ressalta a escultura de cordas no projeto de reforma da arquiteta Gigi Gorenstein. Além de concentrar as obras de arte, o hall oferece uma área de descanso formada por poltrona e bancos. (Evelyn Müller/Casa.com.br)

Pintada de verde-folha, a parede do hall traz para o interior um pouco do clima e do colorido da área externa, além de emoldurar a escada que leva ao segundo pavimento. A tonalidade profunda também valoriza a trama da escultura de macramê Oslo, feita de cordas pelo Studio Drê Magalhães.

Home bar; bar em casa; adega; armário com madeira ripada
Apreciadores de vinhos, os moradores fizeram questão de ter adega climatizada e cristaleira para exibir a coleção de taças. (Evelyn Müller/Divulgação)
Continua após a publicidade

A poltrona e os banquinhos distribuídos pelo espaço servem para acomodar quem quiser parar por aqui mesmo e saborear uma dose de vinho no home bar.

Sala de jantar; bancada; banqueta de madeira; cirstaleira
(Evelyn Müller/Casa.com.br)

Gigi utilizou a mesma linguagem vertical no desenho da cristaleira, executada por uma serralheria e fechada por vidro, de modo a manter exposta a preciosa coleção de taças do casal.

Sofá para se jogar

Sala; sofá; tapete listrado; jardim; porta de correr
O sofá com chaise tem desenho modular versátil: o pufe solto pode ser afastado para mudar a configuração do móvel. (Evelyn Müller/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Na sala de TV, a ideia é relaxar, por isso o estofado escolhido para o local já sugere a postura ideal para as sessões de filmes e jogos: com os pés para cima e bem à vontade.

O sofá conta com um módulo em formato de chaise e um pufe solto, que pode ser acoplado ao conjunto ou não, trazendo versatilidade. Sobre a cor verde do móvel, a arquiteta explica “Esse tipo de recurso enfatiza a conexão com a natureza, que está a um passo de distância. A sala se abre para um grande jardim e os espaços ao ar livre, criados pela paisagista Catê Poli, onde os moradores encontram recantos de contemplação”.

Contato diário com a natureza

Sala de estar; jardim; porta de vidro
Rica de texturas e volumes, a vegetação encobre o muro e forma um quadro-vivo que os moradores podem admirar de qualquer ponto da sala. Paisagismo de Catê Poli. (Evelyn Müller/Casa.com.br)

As portas laterais da sala dão acesso à varanda aberta, dividida em dois ambientes pensados para receber a família e os amigos. Cercada de cadeiras bordô, a mesa redonda é o local para cafés ao ar livre.

Continua após a publicidade
Jardim; plantas; paisagismo; pufe; varanda; árvore
(Evelyn Müller/Casa.com.br)

Pufes azul-turquesa feitos de material próprio para ficar exposto ao tempo, compõem uma área de estar sobre o piso drenante. O projeto do jardim leva a assinatura da paisagista Catê Poli, que criou um mix de plantas de diferentes portes, tons de verde e texturas, como filodrendo ondulado, maranta charuto e bambu-mossô reto.

Em busca da luz na sala de jantar

Sala de jantar; cadeira; mesa com tampo de vidro; luminária
Como a família adora receber, Gigi Gorenstein dispôs uma mesa extensa, item essencial para oferecer conforto aos amigos. A bancada americana amplia a quantidade de assentos na sala de jantar. (Evelyn Müller/Casa.com.br)

Para aproveitar melhor a entrada de luz vinda dos painéis de vidro, que tomam do piso ao teto, a arquiteta fez uma mudança no layout da sala de jantar. Agora, a mesa retangular e o balcão com banquetas ficam paralelos à abertura para a área externa.

Continua após a publicidade

No teto, a fileira de pendentes instalados acima do tampo segue a mesma orientação, o que ressalta a horizontalidade no ambiente. Pronta a acomodar oito convidados com conforto, a mesa tem tampo de vidro, material fácil de manter e atemporal.

Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo!

Publicidade