Estilo praiano e natureza: casa de 1000m² fica imersa em reserva
A designer de interiores Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces, apostou na integração dos ambientes e aproveitamento da iluminação natural
Localizada na reserva ambiental de São Pedro, na região do Guarujá, litoral Sul de São Paulo, esta residência foi adquirida por um casal com dois filhos adolescentes que compartilhavam dos mesmos desejos: desfrutar do imóvel, aproveitar a vista da natureza e compartilhar os momentos rodeados de familiares e os amigos.
Coube à designer de interiores Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces, a responsabilidade de transformar a casa em um refúgio para quem busca se desligar da rotina estressante da cidade grande e vivenciá-la em todas as épocas do ano. “Esse projeto foi uma oportunidade maravilhosa para integrar o contraste entre a natureza existente ao redor e conectar com o décor dos ambientes”, comenta Giseli.
Com 1000 m², o projeto teve todos os espaços beneficiados pela vista da reserva, tornando tudo mais sofisticado e abundante em iluminação natural. Giseli seguiu a essência solicitada pelos moradores: um lar com ar contemporâneo, mas tipicamente do litoral. Compondo materiais, revestimentos, mobiliários e objetos decorativos, a designer desenvolveu um projeto atemporal, resultando em uma residência aconchegante e glamurosa.
O living com pé-direito duplo garante uma sensação de amplitude e conforto, resultando em um ambiente arejado e proporcionando maior iluminação natural. Esse recurso arquitetônico foi utilizado para integrar os ambientes, a passarela e a escada aberta.
O posicionamento dos sofás possibilita a interação da família e convidados, assim como a contemplação da natureza ao redor. “Para o mobiliário, trabalhamos com a madeira maciça, material nobre que se compõe com o perfil da casa”, revela Giseli. Na decoração, a designer de interiores optou por cores tradicionais de casas de praia: branco e azul, que casam muito bem com o despojamento e a luminosidade dos espaços à beira-mar.
Para os momentos de descontração, a designer investiu em uma composição repleta de conforto e aconchego no home theater. A madeira assumiu o protagonismo com a sequência de ripas que revestem as paredes. Com acabamento em laca branca, o rack foi pensado para receber – e esconder – os equipamentos que proporcionam excelentes momentos de cinema.
Como a residência está inserida na Mata Atlântica, esse refúgio pode ser contemplado tanto no verão como no inverno, por isso inserimos uma lareira a lenha no projeto. Também foram instaladas persianas blackout automatizadas a fim de bloquear a incidência do sol no ambiente.
Com o conceito de integração dos ambientes, o home theater, as salas de estar e jantar e o espaço gourmet têm vista para a piscina, a natureza e o mar. E em todos eles há a preocupação de privilegiar o convívio familiar e dos amigos.
Assinado pela designer Alessandra Delgado, a mesa de jantar com 12 lugares foi escolhida pelo seu design diferenciado, tornando o espaço único e exclusivo. O clima oriental marca presença com os pendentes produzidos à mão, feitos de madrepérola e vindos da Indonésia, além das estátuas de Buda sobre o aparador. Ao fundo, a área gourmet conta com churrasqueira e forno elétrico de pizza.
Integrada com a Mata Atlântica e o mar, a cozinha se insere neste contexto para trazer e reforçar um espaço agradável a fim de receber os convidados no momento de degustação.
Como os proprietários são apaixonados por conhecer o mundo e registrar as memórias afetivas com objetos comprados durante as viagens, a designer de interiores fez questão de dedicar um espaço para essa disposição. Acompanhado pelo azul do tapete geométrico e o estilo clássico da mesa de centro, as paredes receberam molduras com conchas trazidas do Vietnã.
A suíte principal é cheia de detalhes e se tornou um verdadeiro convite para relaxamento. A cabeceira foi projetada em madeira, com elementos vazados que vão até o teto, além do efeito decorativo, a solução traz privacidade para a área do banho, que conta com uma hidromassagem posicionada para a Mata Atlântica preservada ao redor e para o mar.
“O décor foi inteiramente harmonizado com o estilo dos moradores e as belezas locais”, afirma Giseli.
O projeto da piscina é outro destaque da casa de tirar o fôlego. Medindo 11.40 x 4.00 m, todo o fundo e suas laterais foram revestidos com a pedra natural (Palimanan), um material duradouro e que mantém a água sempre aquecida. Alocada na extremidade mais íngreme do terreno, sua borda infinita passa a sensação mágica de se poder tocar o mar.
Veja mais fotos na galeria abaixo!