Um casal com uma filha adolescente já moravam neste apartamento de 188 m² em Botafogo, bairro na zona sul do Rio de Janeiro, quando decidiram realizar uma terceira reforma no imóvel, desta vez com o projeto da arquiteta Amanda Miranda.
A obra contemplou, no andar superior, a área gourmet coberta, a área externa descoberta e uma suíte. Já no andar inferior foram renovadas a sala principal da família e outra suíte.
“Os clientes pediram para ampliar a área coberta do espaço gourmet, além de torná-lo mais moderno. Eles também queriam uma ampla mesa de refeição neste espaço, já que a sala do pavimento inferior é mais compacta.
Ainda, pediram para remover o deck de madeira do spa, pois gerava uma manutenção constante, e, no lugar dele, projetar uma estrutura de alvenaria revestida com porcelanato”, conta a arquiteta.
O acesso à sala íntima do segundo andar foi alterado para integrá-la à área gourmet, que foi ampliada, e está entre as principais modificações na planta do apartamento.
Na área externa descoberta, havia a intenção de aproveitar o spa existente, mas ele precisou ser deslocado para o melhor aproveitamento do espaço. E, no local do antigo chuveiro, foi criado um ambiente de estar e o novo acesso ao spa.
“Aqui, optei por plantas em vasos para facilitar a manutenção, que é feita pela própria cliente”, justifica a profissional.
A arquiteta conta ainda que se inspirou na arquitetura escandinava, com um toque de boho-chic, para definir o conceito do projeto, mesclando cores claras e tons terrosos associados ao verde com materiais que remetem à natureza, como a palha natural – presente em luminárias, portas de armários e tapetes -; o porcelanato que imita textura de rocha; e as plantas.
Segundo ela, a farta presença de luz natural nos espaços também contribuiu para aumentar a sensação de conforto e aconchego.
Na decoração, praticamente tudo é novo. No andar superior, apenas foram aproveitados o spa e a churrasqueira existentes.
“Para otimizar a área gourmet, projetamos um grande banco de alvenaria, revestido com porcelanato que imita madeira, em toda a extensão dele, servindo de assento para a mesa de jantar e chaise longue em sua extremidade.
Hoje, esse grande banco virou o lugar mais disputado da casa”, conta Amanda.
No andar de baixo, foi aplicado piso vinílico amadeirado sobre o porcelanato existente para “aquecer” o ambiente e mudar completamente a atmosfera dele, sem precisar gastar muito e nem fazer obra pesada.
Como a cliente tinha uma mesa quadrada com quatro cadeiras, que atrapalhava a entrada, no novo projeto, a arquiteta criou um banco em marcenaria e desenhou uma mesa com formato orgânico, não só para melhorar a circulação da sala como também para acomodar até seis pessoas.
Gostou? Confira mais imagens do projeto na galeria abaixo: