Com projeto assinado pelo escritório Hoearquitetura, que tem à frente a arquiteta Cecilia Hoe, este apartamento do Edifício Anchieta – prédio icônico e tombado pelo CONPRESP como patrimônio arquitetônico de São Paulo. Ele é morada para um casal apaixonado por viagens, que adora games, receber amigos e cozinhar.
Para traduzir os respectivos desejos, modo de vida e gostos estéticos em um projeto, foi necessário um processo de diálogo, pesquisa e estudos.
A partir de então, o escritório optou por criar dois grandes espaços. Um deles é a área de estar, que integra quatro ambientes originalmente compartimentados: sala, cozinha, área de serviço e um dos quartos. Ela transformou-se em um espaço único e fluido onde se organizam as atividades de cozinhar, estar, bar e games.
Já a área privativa integrou dois quartos e parte do banheiro original, abrigando o quarto, closet e o banheiro-spa. O banheiro original, que cedeu parte de seu espaço ao spa, foi remodelado como banheiro social e o banheiro de serviço tornou-se a área de serviço.
Com estilo urbano e industrial, a estrutura de concreto e algumas paredes de tijolo de barro maciço foram reveladas, conduletes e perfilados aparentes foram utilizados e o escritório optou por associar serralheria e marcenaria.
Além disso, foram exploradas diferentes possibilidades de iluminação indireta através de LEDs e de iluminação direta com projetores.
O desenho da estante “games”, combinando perfis delgados de serralheria, caixas de vidro colorido, MDF laqueado e padrão madeira e iluminação de LED, criou uma ambiência lúdica para os moradores apaixonados por jogos.
Além dos equipamentos, ela abriga objetos trazidos de viagens, um terrário, parte do bar e uma estação de trabalho.
A cozinha foi projetada com precisão para abrigar todos os equipamentos e utensílios culinários dos clientes. Ela tem como pontos focais a ilha, as estantes suspensas de serralheria e a mesa de madeira de demolição que flutua sobre uma viga metálica.
Veja também
- Estilo industrial e décor cosmopolita marcam este apê de 50 m²
- Música, viagens e pôr do sol: um tema para cada sala neste apê de 244 m²
- Apartamento de 41 m² mistura urbanidade e natureza
O bar elevado, por sua vez, atendeu ao desejo do casal para que tivesse vista para a Av. Paulista com o intuito de proporcionar um ambiente especial para receber os amigos para os drinques e boas conversas.
O painel de policarbonato leitoso com iluminação embutida RGB completa o clima de festa desejado.
Já o sofá em “S”, desenhado e feito sob medida para o lugar, integra os ambientes de estar, games e bar. Composto por módulos, ele pode ser reorganizado de outras formas de acordo com a ocasião.
O quarto, integrado visualmente ao closet e ao banheiro, foi criado com a proposta de ser um espaço de aconchego e recolhimento.
Por isso, para compor o ambiente foram selecionadas cama japonesa, painéis de madeira, espelhos, iluminação indireta e closet aberto de serralheira.
Distante de soluções mais conhecidas e tradicionais da arquitetura de interiores, cada elemento e mobiliário foi desenhado para atender ao estilo de vida e gosto dos moradores, conferindo muita personalidade ao projeto.
Curtiu? Confira mais fotos do projeto na galeria: