Espaços de lazer: apê ganha cantinho para videogame com chaise e varanda gourmet com cervejeira
A arquiteta Cristiane Schiavoni também criou uma lareira ecológica embutida no rack que consiste em uma caixa de mármore revestida por porcelanato.
Após adquirirem um apartamento de 135 m², uma família com duas crianças pequenas decidiram entrar em contato com a arquiteta Cristiane Schiavoni, que no passado já havia projetado a morada anterior. Veja os destaques de cada cômodo:
Mudanças estruturais
Na realização do projeto, foi necessário modificar a planta original com uma ‘dança’ dos ambientes. Para ampliar a suíte master com a inclusão do closet, a arquiteta precisou avançar a parede do bar e reduzir um pouco o living. Ainda por lá, ela retirou a parede que separava o estar e a varanda para ganhar uma abertura de 4,10 m.
Outro pedido da Juliana e do Arthur foi uma lareira ecológica que foi embutida no rack que consiste em uma caixa de mármore revestida por porcelanato. Por conta do calor, os equipamentos como o receiver e o decoder da TV foram acomodados no armário do outro lado da sala e ligados por meio do cabeamento escondido pelo teto.
Varanda gourmet
Diversas funções foram concentradas na varanda do apartamento, a começar pelo espaço gourmet. “Para eles, não podia faltar a cervejeira, o cooktop e a própria churrasqueira que, por ser embutida, demandou um grande planejamento”, conta. Nessa execução, foi preciso modificar a marcenaria, que recebeu saídas de ventilação para liberação do calor, além de escolher um material resistente para revestir o equipamento.
Outro ponto de destaque da varanda gourmet foi o seu pé-direito de 3,05 m. Conforme revela a profissional, sua intenção, desde o início, era valorizá-lo. “Queríamos proporcionar a sensação de amplitude e de liberdade”, ressalta. Para evidenciar este detalhe, ela desenhou um painel ripado que chama a atenção. “O mesmo vale para a prateleira, de fora a fora, no vão entre a varanda e a sala”, acrescenta.
Antes de começar a reforma, o Arthur fez um outro pedido: um cantinho onde pudesse se divertir com seu videogame. A aquisição da chaise amarela, junto com o tapete redondo listrado, tornou isso possível – além de inserir um ponto de cor à varanda, deixou o ambiente mais leve e descontraído.
Cozinha
Seguindo um layout bem distribuído para o dia a dia dos moradores, Cristiane sugeriu um modelo de triangulação que mantém o cooktop, a geladeira e a pia equidistantes. A proposta trouxe praticidade na hora de cozinhar. “Mantive o cooktop em uma ponta da bancada e a área de lavagem na outra, propiciando assim um espaço de trabalho ainda melhor para a Juliana e o Arthur prepararem as refeições”, detalha.
Quanto aos revestimentos, a arquiteta aderiu ao mesmo porcelanato do piso da área social, a fim de preservar a unidade visual. A escolha dos revestimentos cerâmicos nas paredes e o melamínico azul na marcenaria se pautou pela facilidade na limpeza.
Suíte master
A predileção dos clientes pelo azul reaparece no dormitório do casal, contribuindo para gerar uma atmosfera serena e tranquila. Devido ao seu tamanho compacto, a profissional elegeu um par de mesas de cabeceira feitas de perfis metálicos nas laterais, que asseguram mais espaços de armazenamento interno.
A escolha dos acabamentos foi substancial, de acordo com a arquiteta: “Adotei uma série de materiais que agregaram conforto acústico do quarto, tais como a colcha da cama, a cabeceira estofada, o papel de parede e a cortina em tecido”.
Quarto da filha
A filha mais velha do casal tinha a necessidade de um quarto que contemplasse seus momentos de lazer, estudar e dormir. “Para que isso fosse possível, em um dormitório que não tem lá um tamanho expressivo, tivemos que bolar um layout que assegura esses confortos”, revela Cristiane.
Portanto, elaborou um espaço suspenso acima da cama para ser a brinquedoteca. “O ambiente foi planejado com uma estrutura reforçada que suporta o peso da menina e outras crianças, imaginando que ela convidará outras amigas para visitarem o seu cantinho. As escadas possuem degraus firmes e corrimão seguro como apoio e, para evitar acidentes, colocamos uma tela de palhinha como proteção”, conta.
Quarto do filho
Colorido e animado, o dormitório do filho mais novo, o Joaquim, apresenta tons pastel, papel de parede do mapa-múndi e cesta, baú e nichos para os brinquedos.
Lavanderia
Para a área de serviço, ótima iluminação, bancada de trabalho e mobiliário planejado são medidas fundamentais, porém o diferencial deste projeto foi a escolha por um varal elétrico que contribui para um dia a dia mais prático para os moradores.
Confira todas as fotos na galeria abaixo:
- Casas e apartamentosApartamento de arquiteta tem paleta sóbria com toques de azul e verde e academia
- Casas e apartamentosPainel de madeira articulado com palhinha isola ou integra home office neste apê
- Casas e apartamentosTapete com trama artesanal, cortinas de linho e parede de pedras compõem apê de 120 m²