Este dúplex de 98m² localizado na Vila Madalena, em São Paulo foi projetado pelas arquitetas Caroline Monti e Amanda Cristina, sócias fundadoras da Evertec Arquitetura, para moradores que estavam descontentes com a então configuração e decoração do imóvel.
Os principais desafios, segundo o escritório, foram inserir um novo quarto no segundo andar, para funcionar como um home office e criar uma utilidade criativa para a escada.
“Na planta original, o andar superior era de apenas dois quartos e um pé direito duplo na sala na parte de baixo. Os clientes pediram para que fosse feito um terceiro quarto, que seria um home office e o quarto de visitas.
O outro desafio foi na escada: eles não queriam que o espaço debaixo da escada fosse vazio, então colocamos um móvel para que colocassem toda a parte de bebidas e café quando recebessem os amigos em casa.
A outra questão é que eles gostariam de um fechamento no vão da escada, mas que não fosse de vidro. Então, projetamos um fechamento com tirantes de cabo de aço nos degraus até o teto”, explica Caroline.
As cores para o projeto foram pensadas para trazer aconchego para os clientes, optando por cores mais neutras.
Todo o apartamento foi pensado para trazer uma sensação única de aconchego, segurança e tranquilidade para os moradores. Por isso, existem alguns espaços de maior destaque. Confira:
Escadas
Um destaque do apartamento é o uso das escadas que ligam os andares do apartamento.
“Sem dúvida um dos principais pontos desse projeto é a escada com a iluminação de LED nos degraus, os armários de apoio para que eles possam armazenar bebidas e área do café para as visitas.
Além disso, tem os cabos de aço que fazem o fechamento de proteção e que não fecha totalmente, fazendo com que a escada integre todo o espaço social da casa e seja o grande destaque do duplex”, entende Caroline.
Cozinha
A união da cozinha com a sala de forma harmônica tem sido uma tendência recentemente, já que possibilita a economia de espaço e praticidade.
Banheiro
O banheiro da suíte precisou de mudanças e também se tornou um dos destaques do duplex. “No banheiro, nós conseguimos trazer duas cubas invertendo toda a planta original do apartamento.
Foi uma mudança que aliou o útil ao agradável – tendo duas cubas, o casal pode usá-las simultaneamente ou ter cada um a sua, dividindo seus objetos de higiene separadamente”, conclui a arquiteta Caroline Monti.
Veja mais fotos na galeria abaixo: