As águas cristalinas e o clima tropical da ilha de Itaparica, na Bahia de Todos os Santos, foi o lugar escolhido por um jovem casal e seus dois filhos para passar dias de sossego e descanso. Por isso, compraram uma cobertura de 60 m², com quase 50 m² de varanda, localizada em um pequeno condomínio, em um prédio de três andares. Depois que fecharam o negócio, entrou em cena o arquiteto Gabriel Magalhães, que transformou os espaços em um verdadeiro oásis praiano.
A varanda, sem dúvida, foi um dos espaços mais trabalhados do projeto e a vista privilegiada do Farol da Barra não poderia deixar de ser aproveitada. Assim, Gabriel cobriu o espaço com um pergolado de madeira e para proteger o lugar da luminosidade, quando os moradores quisessem, o arquiteto instalou vidro e madeira ao redor e, no teto, placas de fibra natural.
O resultado é um espaço de atmosfera tropical, com direito a área gourmet, onde a família gosta de ficar reunida. A madeira é o material mais usado na decoração e garante um clima acolhedor.
Na parte interior do apartamento, tons claros e móveis de madeira compõem a decoração. A sala de estar, com um generoso sofá fica aberta para a varanda, integrando os espaços. O sofá, aliás, permite que os braços sejam retirados e transforma-se em um sofá-cama, caso algum familiar ou amigo chegue para passar a noite.
Com os armários de madeira, a cozinha tem um ar rústico, mas ganhou certa sofisticação com a bancada de granito preto fosco, que já existia no apartamento e foi aproveitada pelo arquiteto. Um detalhe interessante, aqui, é que uma pequena janela interliga a cozinha com o espaço gourmet, na varanda. .
Apesar de ter dois quartos, os moradores queriam ter mais um para acomodar os convidados com conforto. Assim, Gabriel avançou a parte coberta da varanda e criou outro ambiente, com acesso pelo canto da sala através de uma porta branca. Na área íntima, os tons claros predominam dando sequência à atmosfera praiana e o estilo elegante, que compõem a decoração.
Quer ver mais fotos desse projeto? Acesse a galeria abaixo!