Um casal comprou esta cobertura de aproximadamente 210m² logo após o casamento e encomendou à arquiteta Amanda Miranda um projeto de reforma do primeiro andar, que tem 150m². “Eles me pediram várias coisas. Primeiro, que a decoração fosse predominantemente branca, com alguns elementos clássicos.
Para isso, usamos acabamentos em madeira clara e pouca cor nos ambientes, ainda assim em tons suaves”, conta a arquiteta. Outro desejo do casal era ter uma cozinha integrada com a sala (que eram separadas na planta original) e trocar de lugar a escada existente.
Por fim, eles pediram para modernizar e ampliar a churrasqueira da varanda coberta para melhor receber os amigos, incluindo no espaço uma mesa de apoio para refeições, com um pequeno estar ao lado.
Para viabilizar a lista de pedidos, Amanda conta que precisou fazer algumas intervenções significativas na planta do imóvel. Antes isolada, a cozinha, por exemplo, foi integrada à sala e seu lado voltado para a varanda ganhou portas de correr em serralheria e vidro transparente, também para promover a integração dos espaços.
A mudança da posição da escada para a parede oposto, onde hoje fica a sala de jantar, foi fundamental para a arquiteta redesenhar o novo layout dos espaços.
Segundo a arquiteta, o projeto foi inspirado em uma arquitetura de interiores que mescla elementos clássicos com atmosfera mediterrânea e estilo boho, resultando em ambientes neutros, claros e iluminados. Já os elementos de madeira e fibra natural cumpriram a função de deixá-los mais acolhedores. “Na decoração, é tudo novo. Nada foi aproveitado do endereço anterior”, informa Amanda.
No quesito “paleta de cores, materiais e acabamentos”, a arquiteta destaca a bancada da cozinha de porcelanato com veios sutis em tons de cinza. Para contrapor aos armários brancos da cozinha e da varanda gourmet, a arquiteta usou porcelanato que imita madeira carvalho no piso de todo o apartamento com a intenção de ‘‘aquecer” os ambientes.
As cores entram pontualmente no décor, sobretudo nos pequenos adornos em tons de verde acqua e terrosos. Para evocar o estilo boho, também foram usados alguns elementos de palha e madeira naturais.
Na área social, a arquiteta destaca o extenso banco sob a escada (projetado por ela e executado em marcenaria), que atende a mesa de jantar e ainda conta com gavetas embaixo do assento para armazenamento. E, ainda, o canto de leitura instalado próximo à janela do estar com tv, ambientado com plantas, luminária de piso, prateleiras laterais e persiana de madeira pintada de branco.
Na varanda gourmet, Amanda destaca o estilo levemente clássico replicado da cozinha e a mesa alta de refeições, que é uma extensão da bancada de porcelanato da cozinha. Repare como há um vão estreito entre elas para encaixar as portas de correr de esquadrias brancas com vidro transparente, que permitem integrar ou isolar os dois ambientes, de acordo com a necessidade.
Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo: