Como o jovem casal gosta de cozinhar e fazer churrasco com os amigos, o foco da designer de interiores Juliana Casadei para este apartamento de 175 m² em São Paulo foi a criação de uma cozinha ampla e integrada, além de uma varanda com churrasqueira – que, diferente da tendência atual, não foi integrada ao estar, preservando a esquadria e criando uma barreira para a fumaça.
“Demolimos a parede entre o quarto de TV e a cozinha para ampliá-la e também a parede entre a cozinha e a sala de jantar, permitindo uma integração dos ambientes”, conta a profissional. Um painel com portas camarão de madeira natural carvalho americano divide os dois últimos ambientes, oferecendo maior flexibilidade de layout.
A ilha com o cooktop foi posicionada de forma central na cozinha e em frente à mesa de jantar, permitindo que o casal cozinhasse e interagisse com seus convidados simultaneamente. A bancada fornece um amplo espaço para o preparo dos alimentos e a cuba da Franke tem dimensões amplas. Na ilha e na bancada, a pedra sinterizada – um material resistente a manchas, abrasão e altas temperaturas – atende ao pedido da cliente por praticidade.
“Optamos pela fórmica num tom verde menta, ao invés de uma proposta mais clássica e com tons sóbrios. A composição com o MDF carvalho e os detalhes pretos (nos puxadores, portas da cristaleira e nas prateleiras metálicas), trouxeram charme e modernidade ao ambiente”, conta a profissional.
A estante da sala de estar prioriza as linhas retas e ocupa toda a parede (5m) em frente ao sofá. “Os clientes gostam muito de arte, em especial de fotografia. As obras dos fotógrafos Akira Cravo e Quel Casadei trazem personalidade”, explica Juliana.
Para o lavabo, o revestimento azul marinho (da Portobello) foi instalado na parede em frente à cuba e traz um toque de ousadia. A bancada foi feita de madeira natural cumaru, mais resistente para áreas molhadas, e percorre toda a parede.
“No piso, utilizamos um porcelanato que remete ao granilite e para a cuba optamos por um modelo da Deca que ficou apoiado sob a bancada mais baixa. Escolhemos também metais pretos, um espelho com estilo industrial e arandela de madeira com luz indireta”, conta a designer.
O casal também pediu bastante espaço nos armários na suíte principal, pois ambos tinham muitas roupas para guardar. Então, um closet foi criado com a demolição da parede entre o dormitório e a despensa da cozinha. Já a cabeceira, que percorre toda a parede, e as prateleiras foram feitas de madeira natural carvalho americano. As mesinhas têm gavetas de laca ripada, pés de serralheria e prateleira de carvalho americano.
Outro pedido dos clientes foi ter um espaço adicional para trabalhar, além do escritório, já que ambos faziam home office com frequência. “Para isso, criamos um segundo espaço de trabalho na entrada do dormitório. Já o terceiro dormitório do apartamento ficou reservado para seus futuros filhos”, diz Juliana.
Veja mais fotos!