Este apartamento de 85 m², localizado no Brooklin, bairro de São Paulo, foi reformado para acolher um empresário.
O morador queria uma área social confortável para assistir partidas de futebol, fazer churrasco e cozinhar com os amigos, de forma que houvesse interação de qualquer lugar da sala, cozinha ou varanda.
Para conseguir um planejamento que se adequasse às suas necessidades, ele recorreu às arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano, do escritório Memoá Arquitetos.
Sendo assim, a sala, cozinha e varanda se tornaram o centro de confraternização, o que levou à remoção das paredes que dividiam esses ambientes.
“As demolições mais consideráveis foram das paredes que configuravam um terceiro quarto, da parede que separava a varanda da sala e da meia parede da cozinha americana, para unificar todos os espaços em um só, criando uma sala bem ampla e possibilitando uma grande ilha na cozinha.
Além disso, removemos também todo o piso do apartamento, igualando os níveis, para conferir a sensação de continuidade”, explica Daniela Miranda.
O restante do apartamento também passou por modificações. Ao reverter um banheiro que antes abria para o corredor, um dos quartos foi transformado em mais uma suíte.
As arquitetas tiveram um cuidado especial ao dispor as funções na área social, de modo que todos os ambientes se comunicassem e pudessem se voltar para a TV, que pode ser vista também da varanda.
Outro ponto de atenção foi a altura das bancadas, adaptadas para um metro, de forma que ficasse confortável para o morador, que é bem alto.
“O cliente nasceu em Recife e pediu um toque de cor em seu apartamento. Resolvemos trazer o verde, em referência à cor esverdeada das águas do rio Capibaribe, o mais importante rio pernambucano”, conta Tatiana Galiano sobre a escolha da cor na decoração.
A marcenaria em freijó com detalhes em cinza e preto complementa o visual, conferindo um clima intimista e masculino. Para revestir a parede da churrasqueira, as arquitetas optaram pela pedra de ardósia negra, em vez do tradicional tijolinho, para oferecer uma aparência mais sofisticada.
O acesso para a área íntima se dá por uma porta de correr, camuflada no mesmo tom de verde da parede. O quarto principal ganhou uma iluminação indireta e relaxante e uma paleta de cores branca, cinza claro e preto, complementada pelo freijó da marcenaria.
Uma espécie de cubículo, que sobrava no quarto, foi aproveitado para a criação de um um mini closet com porta-camarão.
A personalidade e identidade do morador pode ser encontrada em cada detalhe da decoração, deixando o imóvel aconchegante, bem aproveitado e personalizado.
Veja mais imagens do projeto na galeria abaixo!