Um casal que queria um espaço com o jeito deles, com prioridade em conforto, decidiu reformar este apartamento de 160 m² em Pinheiros, bairro de São Paulo. Eles ainda demandavam a integração de alguns ambientes para receber grupos grandes de amigos.
O projeto do escritório RP Estúdio, então, demoliu um quarto para aumentar a sala, integrar a varanda, sala e cozinha, demolir um depósito e banheiro de serviço, além de mudar todos os revestimentos.
Misturar a personalidade dos dois moradores de uma maneira refinada e contemporânea, com foco no aconchego e elegância simples e natural, foi um dos principais desafios.
Para atender ao gosto de todos, toques de azul, cor adorada por um deles, foram adicionados à decoração e sem que a casa ficasse super colorida – por meio de cestas, louças, torre na cozinha, eletrodomésticos, closet, tapetes e roupa de cama.
Itens trazidos de viagens, louças e peças de coleção também foram exibidas no projeto, em duas estantes na sala e um louceiro na cozinha.
Como a palavra conforto foi muito utilizada pelos clientes, a iluminação era um elemento chave para conseguir essa sensação pela casa inteira. Materiais naturais, uma parede viva, estofados e tecidos macios também ajudaram neste quesito.
O layout do imóvel favorece a circulação e apresenta diversos locais propícios para tomar um café, ter uma refeição ou beber um drink.
A decoração, como um todo, possui tons neutros, madeira em tom médio e pedras naturais em uma tonalidade areia, oferecendo casualidade e leveza. Os ambientes são refinados e sem grandes impactos, os elementos naturais equilibram os elementos mais clássicos e formais.
Com três suítes, uma delas é usada como escritório e para hóspedes, o recamier atrás da mesa de trabalho é uma bicama.
Já na varanda, a área do muro verde rodeada por poltronas também recebeu uma TV que desce em um flap que sai do forro. Assim, quando não estiver sendo utilizada, fica muito bem escondida no teto!
A área gourmet, perto da sala de jantar, possui cooktop, churrasqueira a gás e bancada de café. Já o banheiro de serviço virou o espaço das adegas, com iluminação diferenciada e pedras naturais.
Na cozinha, um paneleiro expõem peças que os moradores colecionam e uma mesinha com dois lugares se tornou um local diferente para refeições rápidas. Ademais, uma ilha dá apoio à bancada da cuba.
Curtiu? Veja mais imagens do projeto na galeria abaixo!