Localizado em São Paulo, este apartamento de 70 m² ganhou um projeto comandado pelo escritório Malbu Arquitetura e Interiores. Para começar, a arquiteta passou a questionar a rotina e a maneira como o morador interagia com os espaços e, a partir daí, elaborou um layout livre e fora dos padrões pré-estabelecidos.
Ela desenhou uma grande caixa, localizada no centro, ora voltada para o living, ora para a suíte máster.
A estrutura abriga uma cozinha compacta, revelada a partir do acionamento de um portão metálico de enrolar. “A ideia era trazer um pouco da informalidade dos bares e restaurantes paulistanos para dentro da casa”, disse a profissional.
Na cozinha, prateleiras suspensas acomodam todos os objetos e elementos necessários para a elaboração de um bom drink. Em uma estratégia convidativa aos visitantes, as taças ficam penduradas e estão sempre prontas a serem utilizadas.
Veja também
- Tons neutros, integração e luz natural são destaques neste apê de 75 m²
- Sofá é peça chave na integração do estúdio de 36m²
Agregando ao estilo descolado e inovador da cozinha, o living compacto recebeu um grande sofá rosa assinado pelo designer Jader Almeida. Atendendo a uma solicitação do morador, o tapete, que foi desenhado especialmente para o ambiente, projeta-se também na parede da TV.
O ambiente foi valorizado também pela escolha de um desenho geométrico, de linhas retas, que se encontram, e têm o acabamento arrematado por divertidas prateleiras de serralheria. Peças de design exclusivo, como a poltrona Shell, do Estúdio Bola, e a luminária de piso assinada por Tom Dixon, complementam o ambiente.
Já a varanda foi transformada em uma sala de jantar e abriga também o pequeno lavabo. O destaque fica por conta da mesa mármore pigués desenhada pelo escritório, que apresenta uma champanheira acoplada no centro.
No quarto principal, a caixa revela outra surpresa. O box do chuveiro e a cuba foram incorporados à suíte por meio de uma lâmina de vidro. Essa integração ajudou a deixar a circulação mais confortável, satisfazendo a um dos pedidos principais do morador – a ampliação do lugar.
A cama estofada tem altura ligeiramente mais baixa que o convencional e volta-se, diretamente, para a sala de banho. Para as marcenarias, foram especificadas lâminas naturais Norus, na cor preta, minuciosamente pensadas para imprimir uma imagem forte e característica ao projeto.
Repleto de tons sóbrios, o apartamento tem no living e na suíte master os ambientes de maior permanência, que foram desenhados de maneira não convencional e muito personalizada.
Confira mais fotos do projeto na galeria:
* Via ArchDaily