Após a filhas saírem de casa, o casal de moradores deste apartamento decidiu reformar o imóvel para a nova fase da vida. Eles chamaram as profissionais Vanessa Paiva e Claudia Passarini, sócias no escritório Paiva e Passarini Arquitetura, para criam um projeto ideal.
Cozinha
Alegre e clássica, a cozinha trouxe a cor verde azulada para os revestimentos e armários. Um recorte na parede permite que o ambiente possa ser observado da sala e o pórtico também funciona como bancada para refeições.
Graças ao formato linear, a luz natural consegue banhar todo o espaço, “sem contar que a mesma luz externa beneficia a sala de jantar e TV”, recordam-se as arquitetas.
Sala de estar
Na sala de TV, o sofá em “L”, com um tom mais fechado de verde, conecta o cômodo com a cozinha e abraça, logo de cara, quem chega ao apartamento. Mais adiante, a parede espelhada conta com um especificidade da obra: seus recortes foram necessários para driblar a necessidade de içar a peça inteiriça. “Trabalhamos com a ideia costumeira de entregar uma amplitude mais agradável”, explica Vanessa.
Quarto do casal
Para trazer aconchego e romantismo ao quarto do casal, a iluminação foi a carta na manga. No teto, um ponto embutido ficou encarregado da luz geral, enquanto as laterais da cama receberam duas arandelas de apoio.
A paleta de cores é marcada pelo rosa, com destaque para a cabeceira estofada envolvida pela estrutura de palhinha. À frente da cama, ficam armários com portas de correr e espelhadas pelo seu vidro.
Quarto das filhas
O primeiro quarto foi pensado para um casal. Para tanto, Vanessa e Claudia implementaram um painel ripado atrás da cabeceira sobreposta que, apesar de apresentar uma espessura bem pequena (apenas 4cm), foi o suficiente para assegurar o clima agradável.
No quarto da outra filha, também configurado para a finalidade de recepcionar hóspedes, a otimização de espaço foi o norte do projeto.
Com a cama de solteiro encostada na parede, houve a possibilidade de não somente instalar o guarda-roupas, como agregar uma penteadeira iluminada. Este dormitório foi anexado ao quarto do casal e, quando não está ocupado, se torna um closet e penteadeira para a proprietária.
Banheiros
Com uma pegada mais clean, o banheiro principal do apartamento não abusa das cores: a base é o branco e a partir dele o restante vai tomando forma, como o revestimento em porcelanato marmorizado aplicado tanto no piso, quanto nas paredes.
“A fim de facilitar a circulação, promovemos uma diminuição na largura do móvel da bancada, deixando-o com aproximadamente 30 cm. E outra solução bacana foi unir o espelho com armário em uma única peça”, contam as arquitetas. A bancada esculpida em mármore eliminou a divisão de cuba e tornou-a mais longa.
Enquanto isso, no banheiro do casal as especialistas venceram as limitações de um ambiente compacto optando pelo box em modelo “camarão”, sem trilho em cima e abrindo cem por cento do vão.
Lavabo
No lavabo, as profissionais apostaram na sobriedade da madeira que recobre todas as paredes, emoldura o teto e envolve a bancada com a cuba esculpida. No contraponto, a sobriedade da meia parede superior foi revestida com um tecido.
“Todas as particularidades deste cômodo refletem a nossa assinatura e fazem a diferença no ambiente. Este é um espaço para surpreender os convidados, por isso, trabalhamos com detalhes bem específicos que vão desde a profundidade da bancada até o rodapé em mármore embutido”, finaliza a dupla.