O casal de moradores deste apartamento de 180 m² estava voltando da Suíça para morar no Brasil e esperando uma bebê. Quando se depararam com o imóvel localizado no Alphaville, em Barueri, ficaram encantados com a vista permanente para o verde, a iluminação abundante em todo o apartamento, com sol em todos os horários e um pôr-do-sol incrível todos os dias.
Eles convidaram então a arquiteta Suellen Figueiredo para fazer o projeto da morada, que nunca havia sido habitada e possuía pouquíssimas modificações, como um piso de porcelanato em toda a área comum, que não se conseguiu aproveitar já que a varanda foi nivelada.
“Modificamos pouca coisa da planta original. Apenas trocamos a porta da varanda por uma sem trilhos e aumentamos alguns vãos existentes. Já nos forros de gesso, revestimentos e na iluminação, pudemos ousar e mexer em praticamente tudo. Criamos painéis divisores de ambientes com marcenaria e uma parede de ladrilho hidráulico com porta escondida“, conta a arquiteta.
Veja também
- Apê de 187 m² ganha ateliê de artesanato e muita personalidade com reforma
- Cimento queimado, madeira e plantinhas: veja o projeto deste apê de 78 m²
As restrições causadas pela pandemia foram os maiores desafios enfrentados no projeto, o que atrasou a conclusão da obra. Outro ponto foi o tamanho pequeno do elevador, então alguns dos maiores itens tiveram de ser içados.
A sala, apesar de ter um bom espaço, era um pouco estreita. “Para resolver, eliminamos o rack e o embutimos dentro da parede que dá para o quarto de hóspedes, liberando mais espaço de circulação na frente da TV”, diz Suellen.
Em paralelo, para manter os ambientes da cozinha e do escritório integrados à sala – mas, ao mesmo tempo, ter a possibilidade de fechar e separar essas áreas –, a arquiteta criou painéis ripados com portas camarão, que ao fecharem se alinham e formam um painel decorativo.
Já na porta da sala para a varanda, optou-se por portas de correr com folhas de vidro. Assim, tem-se ambientes separados, porém com bastante luminosidade e sem perder a vista incrível.
No décor, a cor em destaque é o verde, favorita do casal. “Por isso, trabalhamos com várias tonalidades do mesmo, inclusive nas folhagens das plantas. Junto com o verde trabalhamos com branco, amadeirado e o cinza”, diz a profissional.
Apresentando um estilo contemporâneo com conceito colorido, aconchegante e iluminado, o imóvel é beneficiado pela abundante luz e ventilação natural, devido à planta do prédio, o que dispensa iluminação e uso de ar condicionados durante o dia.
“O que mais gosto no projeto são a vegetação natural; a paleta de cores que, com certeza, saiu do nosso convencional; e o painel de ladrilhos, que foi uma ideia que tivemos pela qual me apaixonei. Foi um desafio, mas o resultado ficou incrível”, diz Suellen.
Curtiu? Confira mais fotos na galeria: