Um jovem casal em seus primeiros anos de vida a dois acompanhados da filha bebê e a pet, que já era da moradora: esse é o perfil dos clientes que contrataram o escritório Korman Arquitetos para reformar o imóvel localizado no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.
A relação profissional entre as partes já não era de hoje: há alguns anos, quando ainda era solteira, a arquiteta Carina Korman foi responsável pela arquitetura de interiores do loft onde a cliente morou.
Com 230m², o apartamento situado em um antigo prédio foi inteiramente revitalizado, incluindo a substituição das estruturas elétrica e hidráulica, além das esquadrias e dos acabamentos.
“Trabalhamos um décor de base neutra que nos permitiu investir em detalhes pontuais com cor, além de inserirmos materiais naturais e plantas. A proposta moderna, elegante e prática casou perfeitamente com as necessidades e preferências dos moradores”, conta Carina.
No hall de entrada, a parede é revestida com espelho, desenhado pelo escritório para ser do piso ao teto, e dividida por um aparador suspenso feito de laca offwhite. Com design minimalista, a peça conta com gavetas de apoio para que os moradores possam guardar os itens pessoais, como chaves e outros itens de uso diário.
Ao revestir todo o piso do living com o mesmo porcelanato, o projeto assegurou amplitude para que o casal possa, com frequência, recepcionar seus convidados, bem como prover espaço para o ir e vir da pet da família e o crescimento da filha.
“Com tons de laranja das poltronas, exaltamos a energia e o aconchego da cor que se destaca tanto no conjunto de poltronas, nos objetos decorativos em cima da mesa de centro e nos arranjos de astromélias. Vale a pena investir em itens de tons intensos, desde que na medida do equilíbrio, pois deixam o lar mais ativo no dia a dia”, adiciona Carina.
Na composição, um grande tapete abraça o estar junto a um longo sofá claro que faceia toda a parede. Com as esquadrias da varanda trocadas, a luminosidade natural invade os ambientes e é controlada por persianas que preservam a privacidade e protegem o mobiliário.
O verde também se faz presente com um pouco de paisagismo no projeto de interiores. Próximo à varanda, as arquitetas optaram por plantas apropriadas para apartamento, que não requerem cuidados diários, resultando em uma decoração relaxante e agradável.
Próximo ao living, o home theater é discreto e escondido por trás das portas de correr mimetizadas, em MDF amadeirado, entregando uma área mais intimista ao casal. “Nesse espaço, criamos um painel ripado para a TV com móvel estilo rack e prateleira em laca azul para tranquilizar o ambiente e auxiliar com objetos”, completa Ieda.
A sala de jantar ganhou força e sofisticação a partir dos elementos naturais. A mesa de madeira clara foi acompanhada por 10 posições de cadeiras com encosto de palhinha e, para completar, o buffet verde, de modelo suspenso, acompanha praticamente todo o perímetro da parede espelhada.
Em contraste com os tons neutros dos outros cômodos, o lavabo evoca um toque de ousadia com a paleta escura. A cuba esculpida em granito preto se destaca sobre o papel de parede verde musgo que reveste as paredes.
“Acabamentos com tonalidades escuras nem sempre são a primeira opção dos clientes, mas na medida certa, um toque dark acaba sendo perfeito no quesito criatividade para quem busca algo fora do comum”, adiciona Carina.
Projetada para uma moradora que adora cozinhar, a cozinha ganhou uma ampla bancada de corian branco com duas cubas que facilitam o preparo das refeições e a organização das louças. Como destaque do espaço, as profissionais apostaram na parede do fundo com um revestimento geométrico em alto relevo.
Além dos revestimentos, foram inseridos armários planejados, em MDF cinza. “Criar uma marcenaria sob medida envolve muito planejamento. Estendendo para a copa, executamos também um louceiro para armazenar todas as taças e xícaras, entre outros utensílios da moradora”, enfatiza a profissional.
A pequena copa é integrada diretamente à cozinha por portas de correr, seguindo a mesma madeira presente no estar. Por se tratar de um ambiente mais informal, íntimo e de uso diário para refeições mais breves do dia a dia, Carina optou por uma mesa redonda que não dispensa a pegada dos elementos naturais, além de proporcionar um ambiente mais descontraído.
Na suíte do casal, a composição não foge ao estilo do apartamento e preza o bem-estar e sutileza no espaço, onde a cabeceira em tecido quebra o excesso de branco juntamente com o painel de madeira ripado que toma conta de uma das paredes. Para um quarto colorido e elegante, uma dupla de móveis de cabeceira em laca verde e quadros alegres para realçar o décor.