Adicionar um tapete com cores vivas e estampas fortes na decoração pode gerar certo receio. Mas existem maneiras de usar o item sem causar poluição visual. Com as dicas a seguir, você vai conseguir escolher o tapete certo e o melhor jeito de usá-lo.
1. Escolha mobiliário neutro
Opte por cores como carvão, café e branco para as maiores peças do ambiente, como o sofá. Isso ajuda a dar um respiro ao ambiente que vai receber um tapete colorido. Além disso, não precisa combinar a cor do tapete com o sofá, isso permite que você faça novas combinações e mudanças sempre que quiser.
2. Repita alguma cor do tapete nos acessórios
Se você quiser integrar o tapete com o ambiente, vale pegar uma cor padrão e usar em pequenos acessórios. Neste espaço, o azul do tapete foi replicado na luminária, enquanto o verde foi repetido nas almofadas da sala de estar ao lado.
3. Use cores fortes nas paredes
O tapete tingido com um azul bastante vivo faria você pensar que o melhor seria investir em paredes brancas. Pelo contrário, uma cor viva e sofisticada como este cinza escuro pode ajudar a evidenciar ainda mais a cor do tapete.
4. Saiba o que você está procurando
Você pode se apaixonar perdidamente por um tapete, mas pense bem se ele realmente combina com o seu espaço e com o seu estilo antes de comprar. Não adianta adquirir uma peça verde limão se você costuma decorar de maneira mais tradicional. Principalmente se o espaço já estiver montado e o tapete vier depois.
5. Aposte em um estilo divertido
Um tapete colorido pode deixar o ambiente mais descontraído. Quando você escolher um como este da foto, é melhor manter alguns dos outros elementos principais da sala em tons mais neutros. E, então, aposte em acessórios, obras de arte e flores coloridas.
6. Trate tapetes branco e preto como jeans (eles vão com tudo!)
As vezes a estampa chama mais atenção do que a cor, mas, caso você tenha escolhido um tapete branco e preto, as chances dele combinar com qualquer coisa são grandes.
7. Tapete e mesa em equilíbrio
Se o tapete for ficar na sala de estar e você quiser que ele fique em evidência, sem nenhum móvel escondendo, considere uma mesa de centro de vidro ou acrílico. Ela deixará o tapete chamar toda a atenção para si.
8. Opte pelo monocromático
Se a mistura de cores não for o seu forte, você pode escolher uma que lhe agrade e repetir várias vezes, variando tons e adicionando tonalidades mais claras, como o branco. Essa técnica é boa para integrar os ambientes. Caso o cômodo seja muito grande, o vermelho, por exemplo, pode ser intenso demais para se repetir várias vezes. Verdes e azuis funcionam bem.
9. Coloque na escada
Locais de passagem como um corredor, ou até mesmo a escada, são perfeitos para receber em um tapete colorido, com estampas vivas. Como passamos por eles rapidamente, é mais difícil de enjoar.
10. Se você tem um pet, invista em um tapete colorido e estampado
As cores e as padronagens vão disfarçar melhor manchas, pelos e marcas do bicho. Os de fibras naturais, como lã, são melhores porque facilitam na hora de tirar a sujeira – mais do que os sintéticos.
Fonte: Houzz