Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Com uso da madeira e integração com a natureza, casa térrea de 250 m² vira refúgio no interior de SP

Com projeto funcional e contemporâneo assinado por Sabella Arquitetura, casa proporciona aconchego e contemplação

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 nov 2025, 13h00
Com uso da madeira e integração com a natureza, casa térrea de 250 m² vira refúgio no interior de SP, Projeto de Sabella Arquitetura. Vista aérea, fachada.
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

A Cabana da Mantiqueira surge do desejo por um refúgio contemplativo, que acolhesse um casal que todo mês troca a capital paulista por alguns dias em um terreno voltado para a Pedra do Baú, no interior de São Paulo. O projeto é assinado pelo escritório Sabella Arquitetura.

Com uso da madeira e integração com a natureza, casa térrea de 250 m² vira refúgio no interior de SP, Projeto de Sabella Arquitetura. Fachada.
(Divulgação/Divulgação)

Atendendo às demandas do casal, foi criada uma casa térrea com duas suítes, um escritório, sauna e área social — um espaço pensado tanto para o relaxamento quanto para o trabalho, quando necessário.

Com uso da madeira e integração com a natureza, casa térrea de 250 m² vira refúgio no interior de SP, Projeto de Sabella Arquitetura. Área externa.
(Divulgação/Divulgação)

As suítes foram posicionadas nas extremidades da casa. No centro, ficam o hall de entrada, um jardim de inverno e a sala com uma cozinha parcialmente integrada.

Continua após a publicidade
Com uso da madeira e integração com a natureza, casa térrea de 250 m² vira refúgio no interior de SP, Projeto de Sabella Arquitetura. Porta pivotante entrada.
(Divulgação/Divulgação)

Fogão a lenha e bancada se integram ao ambiente de estar, criando a atmosfera de casa de campo, que é reforçada pelo piso de vermelhão. A geladeira e os equipamentos ficam isolados em outra parte da cozinha, o que garante estética e funcionalidade.

Com uso da madeira e integração com a natureza, casa térrea de 250 m² vira refúgio no interior de SP, Projeto de Sabella Arquitetura. Cozinha.
(Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

Em balanço sobre a mata, a varanda é um prolongamento da área social, um espaço para contemplação e relaxamento. O deck é feito em cumaru, mesmo material utilizado na porta de entrada – criando identidade entre os ambientes. Enquanto isso, o pínus carbonizado reveste a fachada, criando um contraste de cores e favorecendo o aconchego.

Com uso da madeira e integração com a natureza, casa térrea de 250 m² vira refúgio no interior de SP, Projeto de Sabella Arquitetura. Varanda.
(Divulgação/Divulgação)

Um telhado inclinado recebe as placas de energia solar, que fornecem eletricidade à casa. A cobertura combina madeira laminada colada e telhas metálicas. À noite, linhas de luz traçadas com LED destacam o beiral de três metros.

Continua após a publicidade
Com uso da madeira e integração com a natureza, casa térrea de 250 m² vira refúgio no interior de SP, Projeto de Sabella Arquitetura. Fachada iluminada à noite.
(Divulgação/Divulgação)

As linhas da arquitetura são simples e contemporâneas, o que contrasta com a natureza e o paisagismo ao redor e cria um refúgio funcional e que carrega a calmaria do interior do estado.

Com uso da madeira e integração com a natureza, casa térrea de 250 m² vira refúgio no interior de SP, Projeto de Sabella Arquitetura.
(Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

Para os moradores, a Cabana da Mantiqueira é um espaço de conexão, onde é possível ver a lua iluminada pelo jardim de inverno e degustar um bom vinho de produtores locais.

Com uso da madeira e integração com a natureza, casa térrea de 250 m² vira refúgio no interior de SP, Projeto de Sabella Arquitetura. Sauna.
(Divulgação/Divulgação)
Publicidade