O jovem morador deste apartamento em estilo industrial buscou Lívia Ornellas e Philippe Nunes, da NOP Arquitetura, para redesenhar sua primeira residência, de 76m m². Como o prédio era muito antigo e demandava melhorias para se adequar ao gosto de seu novo ocupante, os profissionais viram a possibilidade de inovar.
O objetivo era criar um projeto integrado, que aparenta ser mais amplo do que é, com uma decoração híbrida: moderna, mas sem perder a referência ao clássico, para refletir a personalidade e o momento de vida do cliente. Para equilibrar e harmonizar essas duas atmosferas de forma estética, a dupla mesclou referências industriais (serralheria e a cor preta, por exemplo) com elementos clássicos de interiores (boiseries, piso amadeirado), obtendo um mix intrigante.
Em termos de arquitetura, a mudança da planta valorizou o apartamento. Originalmente, ele possuía por uma suíte e um banheiro social, que atendia a sala e o segundo quarto. Os arquitetos conseguiram, com ajustes na arquitetura, transformar o banheiro de serviço pouco utilizado em lavabo, e converter o banheiro social em suíte.
Assim, após a reforma, o apartamento passou a ter duas suítes, além do lavabo que hoje atende a área social. Eles também mudaram o quarto principal, antes nos fundos, para uma posição melhor na planta do imóvel. Outro destaque foi a abertura da cozinha para a sala, com portas de correr de esquadrias pretas com fechamento em vidro, que garantem claridade e maior integração dos ambientes.
Em interiores, o destaque fica para o piso em porcelanato amadeirado, paginado em chevron, que invade 100% do apartamento, criando uma base única e contínua que faz o imóvel parecer mais amplo. Os cobogós de fechamento da área de serviço são originais e foram mantidos, adicionando mais charme ao projeto e a estante de serralheria é toda de encaixe, podendo ser desmontada. Veja mais na galeria!