Este apartamento de 220m², com projeto do Studio 92 Arquitetura, é o lar de uma família com dois filhos e dois cãezinhos que buscava mais espaço para receber, além de uma decoração contemporânea e despojada.
O primeiro passo da reforma foi eliminar as portas das varandas que circundam a sala e área gourmet, permitindo criar uma ampla sala totalmente integrada, porém setorizada com móveis e cores.
A bancada da ilha possui armários inferiores com revestimento em madeira com espaço para a cervejeira do casal.
Para admirar o skyline o escritório projetou um enorme banco no parapeito da varanda. Com design orgânico o banco possui base em concreto com assento em madeira cumaru envernizada que permite muitas pessoas se sentarem. Nas laterais do banco foram colocadas duas grandes floreiras para vasos.
Área social
Na sala de estar, um aparador metálico preto setoriza o living e a sala de tv. Também foi desenhado pelo escritório de arquitetura o rack em concreto, que foi formatado na própria obra, e possui portas em serralheria e pintura eletrostática.
Um detalhe interessante que divide os dois espaços é uma obra adquirida na CASACOR Rio de Janeiro, uma prensa de livros em madeira que deu um ar bastante conceitual ao ambiente.
A parede de entrada foi revestida com um painel ripado na cor azul, que mimetizou as portas da entrada principal e da área íntima e o interruptor.
Dentre as peças de mobiliário destacam-se a poltrona Mole de Sérgio Rodrigues e o pufe em couro bastante confortáveis sobre um tapete redondo com estampa geométrica da Koord. E para prestigiar o casal amigo, o artista Jemal pintou um quadro personalizado para o apartamento com imagens da cidade.
Todo piso do apartamento recebeu o revestimento porcelanato em cimento queimado 1,20×1,20 (Portobello). Com essa base neutra, o escritório usou e abusou de cores nas paredes e nos elementos decorativos.
Color Blocking
As paredes coloridas e espaços monocromáticos são marca registrada do Studio 92 Arquitetura.
No hall de entrada do elevador foi possível criar um mega color block na cor rosa. O piso foi revestido com ladrilho com desenhos geométricos nas cores branca e preta, na parede espelho de corpo inteiro e mesa de apoio com barras em serralheria usadas na parede no mesmo tom da mesa para criar um espaço descolado.
No lavabo o color block azul mantém a linguagem e tom usado na entrada do apartamento. As paredes e teto foram pintados na cor azul e o piso tem revestimento cerâmico azul. A bancada com pia esculpida em porcelanato e a parede backsplash com revestimento rústico e volumétrico compõem com o estilo mais descolado usado nos detalhes como a serralheria, a moldura do espelho, o porta toalhas e prateleira de apoio instalada sob a bancada.
A cor azul também foi usada no color block do corredor de circulação para os quartos e banheiro social.
Cozinha e despensa grande
A ideia desta cozinha foi mantê-la integrada ao restante da área de convívio social do apartamento, entretanto foi criada uma porta camarão de serralheria e vidro canelado, para que naqueles momentos de privacidade poder fechá-la.
Há ainda uma copa para tomar café ou fazer rápidas refeições com uma pequena mesa redonda, duas cadeiras de apoio e um canto alemão cujo assento suspenso é em concreto e com bordas arredondadas.
Da lavanderia há um acesso ao corredor de serviço onde foi instalado uma sapateira e que também dá acesso a uma enorme despensa com armários com portas com boiserie contemporâneo e prateleiras de madeira natural.
Área íntima
O layout do apartamento possui 4 quartos e um deles foi transformado em uma sala de TV privativa com sofá cama. O que chama atenção neste ambiente é o teto pintado em terracota, da Suvinil. A porta de correr na cor cinza foi desenhada pelo escritório com aplicação de placas retangulares em fórmica, lembrando escama de peixe e possui um puxador arredondo.
A suíte é ampla, tem closet e home office integrados, porém setorizados assim como a linguagem usada no living. Os profissionais desenharam os armários utilizando todos os espaços disponíveis. Um deles ganhou uma porta dos fundos com vidro jateado, o que permite a entrada de luz natural no closet.
A cama king ganhou uma cabeceira de madeira ripada do chão à meia parede. Na outra metade da parede foram aplicadas placas de drywall com perfis metalizados, que receberam pintura em cimento queimado, criando semelhança com placas de concreto. Nas laterais, mesas de apoio suspensas em madeira preta com arandelas e nichos para tomadas.
Confira mais fotos na galeria abaixo!