Cobertura ganha divisória de vidro com jardim de inverno e escada “flutuante”
O escritório House In Rio Projetos criou um projeto contemporâneo, que equilibra elementos mais industriais com pontos de cor.

O escritório House In Rio Projetos, comandado pelo arquiteto Rodrigo Cardoso, assina a reforma desta cobertura duplex compacta e antiga, de 149 m² (sendo 107 m² de área coberta e 42 m² de terraço), que fica no bairro do Leblon. “O morador queria um apartamento com espaços integrados para aumentar a sensação de amplitude, além de uma suíte espaçosa, com closet”, conta Rodrigo.

Anteriormente, o apartamento era bem compartimentado, com três quartos e autorização para construir no segundo andar. Com a reforma, o arquiteto integrou dois quartos para criar a suíte espaçosa com closet desejada pelo cliente e anexou o espaço do terceiro quarto à sala para torná-la mais ampla.

“Como, na maior parte do tempo, o apartamento é usado apenas por ele e a namorada, instalamos uma divisória de vidro com jardim de inverno entre o quarto e o estar com tv, além de persianas horizontais de madeira no lado voltado para o dormitório, permitindo isolar visualmente o espaço, quando necessário”, explica Rodrigo.

A cozinha, antes fechada, foi totalmente aberta para a sala e ganhou uma extensa bancada, tipo ‘península’, com banquetas altas na ponta para as refeições do dia a dia, dispensando, assim, a mesa de jantar. Uma nova escada ‘flutuante’ foi desenhada pelo arquiteto, com degraus em freijó natural engastados na parede, sendo três deles alongados, com função de prateleira.

No segundo pavimento (dedicado ao lazer), foi construído um bar coberto em preto e cinza, ficando, no terraço descoberto, a piscina elevada revestida com pedra hijau (de coloração esverdeada) e a área gourmet.

O conceito geral do projeto buscou criar um apartamento contemporâneo atemporal – minimalista e aconchegante, ao mesmo tempo – a partir de uma planta fluida, preenchida com espaços amplos e integrados.

A base da paleta de cores é composta de materiais neutros, como madeira (freijó natural), concreto bruto aparente (em vigas e pilares), bancadas e front em ultracompact no padrão travertino e piso de porcelanato no padrão cimento claro, e as cores aparecem pontualmente para destacar alguns elementos, como a porta de entrada em laca amarela, a poltrona estofada em couro verde e o grande nicho nos armários superiores da cozinha, revestido em mármore verde Guatemala.

“Outro elemento de destaque no projeto é painel ripado da sala, em freijó natural, que mimetiza as portas de acesso ao quarto e ao banheiro social”, destaca Rodrigo. No quesito “mobiliário”, entre as peças de design assinado, o arquiteto cita duas criações brasileiras: a poltrona Jangada, do Jean Gillon, e a mesa de centro Fachadas, do Lucas Caramés. O quadro entre a entrada do apartamento e a escada é da artista Nicole Wells.

Na suíte do morador, vale destacar a integração do banheiro com o dormitório (que deixou o espaço mais amplo e iluminado), a bancada do banheiro em mármore Travertino Navona estucado (com ranhuras verticais na lateral), o piso do dormitório em madeira maciça (que trouxe aconchego ao espaço e reforçou a unidade visual na composição com a marcenaria em freijó natural, desenhada pelo arquiteto) e, por fim, o contraste entre a leveza da cortina em gaze de linho off white e a rusticidade das vigas e pilares estruturais, em concreto bruto aparente.

Confira todas as fotos na galeria abaixo:



















