A família de moradores deste apartamento, composta por um casal com três filhos adolescentes, morava há anos neste prédio da praia de São Conrado. Mas, começou a sentir necessidade de mais espaço para receber os amigos. A solução foi comprar a cobertura duplex, dois andares acima, e fazer uma reforma completa para deixar o novo imóvel exatamente igual ao anterior.
“A gente já tinha feito a obra do apartamento antigo dez anos antes e eles viviam tão bem ali que queriam praticamente reproduzir a mesma configuração no primeiro andar da cobertura, já que a planta anterior ficou muito bem resolvida e ainda atendia perfeitamente às necessidades da família. Foi até difícil propor novas soluções” relembra Mauricio Nóbrega, arquiteto responsável por ambas as reformas.
Além de reproduzir a planta do antigo apartamento na cobertura, o mobiliário antigo também foi todo reaproveitado. As poucas mudanças na planta foram feitas por conta do crescimento dos filhos. Os dois meninos que antes dividiam um quarto ganharam espaços individuais (e um mesmo banheiro). Enquanto a filha ganhou uma suíte completa feita no espaço da sala de jantar e que, no apartamento antigo, era ocupado por uma Family Room.
Já para fazer a suíte master do casal, além de unir dois quartos (mesma solução do imóvel anterior) foi necessário também pegar um pedaço da sala para fazer um segundo closet menor para o marido.
Com isso, o primeiro andar passou a funcionar como uma ala privativa da família. A sala ganhou ares de espaço íntimo com TV, mesa para refeições e uma grande bancada de apoio com frigobar, cafeteira e torradeira, além de uma adega instalada no hall, onde foi erguida também uma nova escada, toda em madeira, que leva os convidados para o segundo andar transformado em uma grande área de lazer.
Ali o espaço para receber os amigos é generoso com uma grande sala de estar, jantar e uma cozinha gourmet super equipada, já que o casal adora cozinhar.
O espaço funciona ainda como ponto de ligação entre a área social interna e o terraço, onde foram construídas uma piscina e uma sauna voltadas para a praia. Do outro lado, um terraço menor avista a Pedra da Gávea e o pôr do sol.
A ideia é que esse espaço de cima ficasse todo aberto, com portas de vidro e terraços em toda a volta para total aproveitamento da vista maravilhosa e dos voos de asa delta que passam muito próximos ao terraço – conta Mauricio.
A madeira, usada em painéis, móveis e até no teto, traz o ar de aconchego que o espaço pedia. E que combina perfeitamente com a família que fez uma grande mudança, só para deixar tudo igual.