Cobertura elegante tem piso de porcelanato e escada com degraus em Dekton
Fabio Bouillet e Carol Freitas, do escritório BF + Arquitetos, assinam a reforma que também criou uma área gourmet integrada à varanda.

Um casal de empresários já morava com seus três filhos (de 6, 17 e 18 anos) nesta cobertura duplex de 200 m², na Barra da Tijuca (RJ), quando decidiu encomendar aos arquitetos Fabio Bouillet e Carol Freitas, do escritório BF + Arquitetos, um projeto de reforma e decoração, que só deixou de fora a cozinha e os quartos dos filhos.

Para ganhar mais espaço na cobertura, os arquitetos fizeram alguns ajustes na planta original do imóvel, a exemplo da escada, que foi deslocada. “Essa alteração foi o pulo do gato no projeto, pois permitiu criar uma sala mais confortável no piso superior e a suíte master completa tão desejada pelo casal, com um closet para cada cônjuge e banheiro com dois chuveiros”, revela Fabio.

Ainda na cobertura, o novo espaço gourmet da área externa foi incorporado à sala e delimitado com portas de correr piso-teto (em vidro com esquadrias de alumínio preto), permitindo seu uso fechado, com ar condicionado ligado e churrasqueira a pleno vapor, graças a instalação de uma coifa especial.

No geral, a inspiração do projeto foi criar uma atmosfera que refletisse o life style do casal, que é jovem e moderno, adora curtir a casa com a família e os amigos e aprecia o estilo minimalista, mas sem abrir mão de conforto. “Eles gostam de coisas simples, funcionais, duráveis e de qualidade. Pediram poucos móveis e espaços confortáveis para serem bastante usados no dia-a-dia”, diz Carol.


Na decoração, integralmente nova, os arquitetos usaram tons de bege para compor a base da paleta cromática de todo o apartamento e pincelaram com preto para trazer modernidade. “Essa unidade visual contribui para o morador se sentir aconchegado, com sensação de paz”, avalia Fabio. Entre os móveis contemporâneos de design assinado, no piso superior, o arquiteto destaca a luminária de piso Less e a luminária pendente Ufo, do Fernando Prado, as mesas de centro Disco, do Marcus Ferreira, as banquetas altas Evo, da dupla Adolini + Simonini, e as cadeiras Paulistinha, da Mula Preta.

Já no piso inferior, se destacam a poltrona Drummond, do Maurício Bonfim, a mesa de apoio preta Pinot, do Ronald Sasson, as luminárias pendentes Bossa, do Fernando Prado, a poltrona Hold, do Estúdio Ninho, a mesa lateral Scala, do Studiosette7, e a mesa de centro Fenda, do Estúdio Fresa. “Além de investir no design brasileiro, o casal se empolgou com a casa nova e decidiu iniciar uma coleção de arte”, informa Carol, citando, como exemplo, a composição de 46 quadros pequenos, do artista Tomás Guarienti.

Em se tratando de materiais e acabamentos, o apartamento tem piso em porcelanato cinza claro com 1,20×1,20m, escada com degraus em Dekton e madeira e guarda-corpo em vidro transparente, paredes e teto pintados com tinta branca, marcenarias em carvalho americano lavado, estofamentos em tecido bouclê ou linho e tapetes feitos com fios 100% reutilizados de garrafas pet, fáceis de limpar, já que a família possui um cachorrinho.

“O maior desafio deste projeto foi apresentar algo que estava totalmente fora do radar dos clientes. Eles nunca imaginaram, por exemplo, que mudaríamos a escada de lugar. Mas, quando viram os benefícios dessa mudança, toparam na hora”, revela a arquiteta Carol Freitas.
Veja mais fotos na galeria abaixo:
























