Cobertura duplex de 280 m² ganha estilo atemporal e contemporâneo
O projeto do escritório Beta Arquitetura garantiu uma cozinha bonita e equipada e uma área externa confortável para receber amigos
Os arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, do escritório Beta Arquitetura, são os responsáveis pelo projeto desta cobertura duplex de 280 m² localizada no Jardim Oceânico, Barra da Tijuca. O imóvel pertence a um casal jovem e seu pastor australiano Raj. Eles saíram de um apartamento menor de solteiro cujo estilo de decoração, muito masculino, não agradava a esposa.
Além disso, juntos tinham o sonho de morar em uma cobertura, especialmente após o início da pandemia. Ficaram no primeiro apartamento, que foi vendido, até o novo ficar pronto. Outro ponto positivo do imóvel é a proximidade do metrô e do local de trabalho de ambos.
Para a nova morada, o marido queria uma cozinha bonita e equipada para receber convidados, já que ele é, além de médico, um cozinheiro de mão cheia – com direito a Instagram para compartilhar as experiências gastronômicas. Desejava também uma área gourmet no terraço.
Já ela queria um closet enorme – foi reservada uma parte do quarto só para essa função. Eles apreciam design e já tinham móveis no outro apartamento que foram reaproveitados, como as poltronas de Guilherme Bittencourt, a mesa de jantar da Líder Interiores e as cadeiras de jantar com o buffet.
“Todos os cômodos foram trabalhados. Foram mantidas apenas as pedras de mármore da cozinha e o piso do apartamento, que já havia passado por uma reforma com o proprietário anterior”, contam os arquitetos.
Veja também
- Design assinado e muita arte marcam décor desta cobertura duplex de 400 m²
- Reforma transforma projeto de 280 m² em apartamento-galeria
Para aproveitar melhor o living, a sala de jantar foi transferida para a varanda, que ganhou uma cobertura na reforma, com vista para a Pedra da Gávea. A cozinha foi integrada, amenizando o peso visual da ilha existente e camuflando uma coluna na marcenaria. Já a área gourmet foi feita do zero: a cobertura dispunha apenas do piso e da piscina.
Com estilo contemporâneo e atemporal, o projeto conta também com elementos de design. Na área social foram adotados tons leves, considerando o tom azul de parte dos armários da cozinha, executados pela Lacca Móveis. “Usamos uma laca emborrachada, que previne arranhões”, descreve Bernardo.
O restante dos armários foi executado em cinza claro. Painéis em carvalho destacam e setorizam a área da cozinha. Do outro lado, foram usados tijolinhos da Gauss.
A marcenaria em laca branca ripada, executada pela Nildo Marcenaria, com nichos ora em laca cinza, ora em folha natural de carvalho, equilibra o jogo de cores, destacando o azul como a cor principal do living integrado.
“O maior desafio deste projeto foi a cozinha. Para disfarçar a coluna no final da ilha, ela foi revestida em painéis de carvalho, dando continuidade à marcenaria que cobre também o teto, reveste parte das paredes e camufla as portas”, contam.
Ao lado da coluna, o espaço foi aproveitado para criar uma cristaleira. Para amenizar o peso visual da ilha já existente, o fundo da bancada foi revestido na mesma laca azul dos armários e o backsplash foi trocado pelo porcelanato.
Curtiu? Confira então mais fotos na galeria: