O Rio de Janeiro é destino certo, já há algum tempo, para esta família do interior de São Paulo – um casal de empresários na faixa dos 50 anos e suas duas filhas, de 20 e 24 anos -, especialmente depois que sua cidade natal passou a dispor de voos diretos para a capital fluminense.
Frequentadores assíduos da praia da Barra da Tijuca, tiveram então a oportunidade de adquirir esta cobertura duplex em um condomínio onde já haviam feito vários amigos.
Com 257 m², o imóvel estava bastante deteriorado e demandava uma boa reforma. Para isso, entrou em cena a arquiteta Cristina Côrtes, atendendo aos desejos da família de mudar a piscina de lugar, para ficar com o deck molhado com vista para o mar, e trocar a escada original em caracol por uma escada tradicional, demandando um projeto de reforço estrutural realizado por um engenheiro calculista.
A demanda de reforço estrutural, com muitas demolições durante a obra, contou ainda com o desafio de ser realizada em plena pandemia.
“O projeto foi todo realizado virtualmente, com aprovação dos clientes por vídeos. A obra começou logo após a liberação do condomínio, por conta da pandemia, e tivemos ainda muitas restrições de horário, tendo em vista que muitos vizinhos ainda estavam trabalhando em home office e estudantes com aulas on-line”, revela Cristina, que executou o projeto em 6 meses.
Outro pedido dos clientes foi criar o máximo de acomodações para convidados, além das suítes do casal e uma para cada filha.
Veja também
- No Rio cobertura duplex de 130 m² ganha projeto de decoração e marcenaria
- Soluções criativas aproveitam planta irregular de duplex de 240m²
- Cobertura dúplex de 260 m² aposta em áreas de lazer para receber
“Criei uma grande suíte com uma cama tipo tatame, no segundo pavimento, com três colchões de 1,20 m de largura para acomodar os amigos da filha, que adora fazer festas. No lounge superior, um grande sofá pode acomodar mais pessoas. No primeiro pavimento, além das suítes da família, transformamos as dependências de serviço em um quarto de hóspede e adotamos um sofá-cama na sala de estar”, descreve a arquiteta.
Ainda no pavimento inferior, para conferir amplitude, a cozinha com copa foi integrada à sala, sendo usada para pequenas refeições e café da manhã, uma vez que a cozinha principal ficou no pavimento superior, junto com a churrasqueira. Já o estar da piscina dispõe de uma cobertura com iluminação zenital.
Em relação à decoração, é tudo novo: “escolhi móveis, inclusive internos, com tecidos para área externa. Em todo o apartamento usamos o mesmo padrão de porcelanato para dar a sensação de amplitude e integração dos ambientes, com acabamento antiderrapante na área externa, ao redor da piscina, para evitar acidentes”, explica Cristina.
Ela pontua também que um quadro foi trazido pela família de uma viagem ao Nordeste e que o balanço na varanda e os móveis coloridos da área externa foi um pedido dos moradores.
Todas as escolhas foram orientadas de acordo com o uso do duplex, aproveitado pela família como apartamento de férias.
“A ideia foi dar uma cara de casa de veraneio mesmo: tudo de fácil manutenção, clean, com pontos de cor nos acessórios, além de objetos e quadros com referência ao Rio de Janeiro, para que os clientes e as visitas tenham a sensação de férias na cidade”, finaliza a arquiteta.
Veja mais fotos do projeto na galeria!