À espera de gêmeas, um casal e sua filha de 2 anos buscava mais espaço e conforto quando comprou esta cobertura linear de 250 m², em Ipanema, no Rio. Em seguida, eles agendaram uma reunião com os arquitetos Edna Maeda, Lessa Rust, Paula Paiva e Pedro de Hollanda, do escritório carioca Ao Cubo Arquitetura, para encomendar um projeto de reforma total e decoração da nova morada.
“Logo no primeiro encontro, o casal nos pediu um escritório em casa, um quarto exclusivo para a filha de dois anos e outro que seria compartilhado pelas gêmeas que estavam por nascer. Eles também queriam incluir no projeto piscina, sauna e área de churrasqueira”, conta Paula Paiva.
Além de construir do zero a piscina e a sauna desejadas pelos moradores, o escritório aumentou a varanda, eliminou a parede entre a sala de TV e o home office, criou uma janela com vista para as montanhas na sala de jantar e reposicionou o quarto e o banho de serviço nos fundos do imóvel para ampliar a sala e a cozinha.
“Para viabilizar nosso projeto, tivemos que fazer um reforço estrutural que nos permitiu eliminar um pilar que ficaria no meio da cozinha e outro no quarto da filha”, explica Edna Maeda. “Também fizemos uma claraboia no banheiro do casal, pois não havia ventilação nem iluminação natural no original”, acrescenta ela.
Veja também
- Cobertura de 250 m² vira lar de uma família que buscava mais espaço
- No Rio cobertura duplex de 130 m² ganha projeto de decoração e marcenaria
- Cobertura de 240m² mescla estilo clássico e contemporâneo em dois andares
O projeto buscou dar amplitude à área social através da integração dos espaços, com a possibilidade de ter privacidade, quando necessário, graças aos painéis deslizantes que separam a sala de TV do escritório e a cozinha da sala de jantar.
“Além do mais, esta integração proporcionou uma ventilação cruzada nos ambientes, que também passaram a receber mais luz natural”, avalia Lessa Rust.
No que se refere à decoração, praticamente é tudo novo. Apenas o aparador e as cadeiras de jantar foram aproveitados do endereço anterior dos clientes.
Na área social, que tem décor leve e minimalista, em tons suaves, o mix de madeira no piso, tijolinho terracota em algumas paredes e esquadrias das portas para a varanda em verde trouxeram acolhimento para o apartamento, que tem paredes ora brancas ora com acabamento em cimento queimado bem claro.
Já na cozinha integrada ao jantar, o destaque fica por conta do banco suspenso engastado na parede (em marchetaria listrada com cinco tons de madeira), que permite manter uma boa circulação entre os ambientes.
“Nosso maior desafio neste projeto foi, sem dúvida, a transformação do conforto térmico do apartamento, não só através da arquitetura como também da especificação dos novos materiais”, finaliza Pedro de Hollanda.
Curtiu? Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo: