Refúgio de paz: cobertura de 235 m² tem décor elegante e peças de design
O projeto é assinado pelo Studio AG Arquitetura e apostou na integração dos ambientes, madeira como revestimento e mobiliário leve
Com o desejo de morar em um imóvel com espaços abertos, minimalista, elegante, mas que, acima de tudo, fosse um verdadeiro refúgio de paz, a moradora desta cobertura dúplex de 235m² contratou as arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa, do escritório Studio AG, para comandar a reforma do projeto.
A generosa área externa de 60m², com estilo de quintal de casa, ficou ainda mais aconchegante após ser totalmente integrada aos ambientes sociais.
Todas as paredes desse andar, com exceção das estruturais, foram derrubadas, integrando inclusive a outra varanda, que deu espaço a sala de jantar, o que proporcionou ambientes multiuso, relaxantes e despojados.
A cliente queria uma decoração flexível, que abrigasse diferentes composições, e que tivesse uma paleta suave de cores, já que seu dia-dia é bem agitado. Nesse caso as profissionais optaram por peças leves e adaptáveis, que dialogassem entre si. Tons suaves, texturas diversas das pinturas das paredes e tecidos de fibras naturais de mantas e almofadas, dão o estilo monocromático.
A área gourmet, recebeu pergolado de eucalipto, com uma pintura patinada que cobre a mesa com tampo de ladrilho hidráulico, assinada exclusivamente pelas arquitetas para este projeto. E compõe com as cadeiras ICZero1, de Guto Índio da Costa.
O terraço, ao lado, ganhou um sofá cheio de almofadas, rodeados por pufes, mesinhas de centro, vasos de cerâmicas e plantas, tornando o ambiente um dos recantos mais inspiradores para a cliente, que utiliza o local em suas inspirações artísticas e conexões diretas com a natureza.
A sala de TV recebeu um revestimento de madeira que percorre o piso até a parede da TV, enquanto as demais superfícies receberam textura com base de limestone. O espaço também é palco de peças assinadas por grandes designers, como:
Apoltrona Altay, à frente, de Patricia Urquiola para a Coedition, e Waterweed, de Rush Pleonsuk (ao fundo) para a Sumphat Gallery, mesas de centro Mini Pick, de Claudia Moreira Salles, estante Icon, de Jader Almeida, luminária de piso Gomos, de Adriana Yazbek, banquinho redondo Cork, de Jasper Morrison e um aparador desenhado pelo escritório exclusivamente para o projeto.
Na sala de jantar, o pendente Zettel’z, de Ingo Maurer, é o grande destaque, que divide espaço com as três cadeiras Claudia, de Aristeu Pires. A mesa de madeira de demolição feita sob medida e o banco com encosto de madeira e palhinha também foram criações exclusivas do escritório.
Já o living, próximo a escada, recebeu o par de poltronas Infinito, de Lia Siqueiral. E a escada também recebeu atenção espacial, sendo incorporada ao painel para dar destaque contínuo. Os degraus de fora, parte inferior, foram feitos de pedra.
O lavabo foi um ponto tratado como surpresa e muito carinho. Como tudo no apartamento era em tons neutros, a ideia foi ousar um pouco, levar um papel de parede mais forte, com vida e uma temática mais botânica, mas ao mesmo tempo que fosse delicado.
A bancada também foi desenhada pelas arquitetas e desenvolvida em concreto e metalic.
Para o dormitório, a ideia foi levar um pouco de ritmo ao teto com a colocação de vigas e luminárias entre elas. A composição dos detalhes construtivos, com a cama baixa, tapete felpudo e uma tora ao lado da cama, foi para criar uma atmosfera mais oriental, um rústico natural.
Gostou? Confira mais fotos na galeria abaixo!