Tons de cinza e azul e madeira marcam o décor deste apê de 84 m²
O projeto assinado pelo escritório Memoá Arquitetos foi feito para um casal com uma filha recém-nascida no Rio de Janeiro
Um casal com uma filha recém-nascida comprou este apartamento na Tijuca (zona norte do Rio de Janeiro), mesmo bairro onde nasceram e foram criados e onde seus pais moram até hoje. Assim que o imóvel, de 84 m², foi entregue pela construtora, eles encomendaram às arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano, do escritório Memoá Arquitetos, um projeto para todos os cômodos.
“Eles queriam um apartamento clean, com toques praianos e cozinha integrada à sala, além de um cômodo flexível que pudesse ser usado como escritório e quarto de hóspedes. Assim que iniciamos o projeto, eles descobriram que estavam ‘grávidos’ e logo nos pediram para incluir também o quarto da bebê”, explica Daniela. As arquitetas contam ainda que não houve modificações na planta original do imóvel. Elas apenas preencheram alguns pilares com drywall para nivelar as paredes do apartamento.
Já na decoração, a dupla adotou uma paleta em tons de azul, cinza, off white, mesclados com madeira. “Era essencial criar um apartamento acolhedor e agradável, com uma atmosfera leve e tranquila, já que é um casal que passa bastante tempo fora de casa, a trabalho”, justifica Tatiana.
Em todos os cômodos, há forte presença de materiais naturais para torná-los mais aconchegantes. É o caso do sofá da sala, extremamente macio e confortável, com capas removíveis de sarja de algodão, do tapete com trama de sisal e algodão e das cortinas de linho cru.
Ainda na área social, o toque praiano fica mais evidente nas cadeiras de jantar pintadas de azul (com assento em palhinha) e no quadro acima do sofá, com desenho de barco, do artista Thomaz Velho. No quesito adornos e obras de arte, as arquitetas contaram com a curadoria do escritório Egg Interiores.
Outro destaque do projeto é o cooktop embutido na bancada de quartzo branco que divide a sala da cozinha, permitindo que casal interaja com seus convidados enquanto cozinham.
E ainda o quarto da bebê recém-nascida, com decoração atemporal e sem tema para que seja facilmente adaptado a cada fase de crescimento da criança, sem grandes intervenções, bastando substituir os móveis.
“Aplicamos molduras em duas paredes do quarto para criar um efeito de boiserie e depois pintamos tudo num tom de roxo azulado. Revestimos uma terceira parede com papel de parede branco com listras finas, na cor cinza”, detalha Daniela. “Nosso maior desafio neste trabalho foi finalizar o projeto antes do nascimento da filha do casal”, conclui Daniela.
–