Lindas casas de praia em Búzios com materiais ecológicos são interligadas por pergolado
A arquiteta Mônica Gervásio criou, em um terreno de mil m², duas casas de 150 m² com uma área externa compartilhada, que conta com paisagismo e piscina.

Frequentadora de Búzios desde a juventude, a arquiteta Mônica Gervásio escolheu o balneário da Região dos Lagos como morada de fins de semana e férias.

A arquiteta e o irmão compraram dois terrenos vizinhos (que somam 1.000 m²) e construíram duas casas iguais projetadas por ela, interligadas por um pergolado, coberto por buganvílias. “Como os terrenos ficam em uma área de preservação ambiental, o espaço destinado à construção era muito pequeno. Ao invés de considerar os dois terrenos juntos para construir algo maior, preferimos construir duas casas menores separadas, de 150 m² cada, para uso individual, e compartilhar a área externa. As casas ficaram prontas ao mesmo tempo”, acrescenta ela.

Cada casa tem três pavimentos. O piso térreo concentra a sala com cozinha gourmet (‘abraçadas’ por um deque externo coberto) e o lavabo, enquanto no piso superior fica a suíte principal, com varanda privativa. Já o piso inferior reúne duas suítes acessadas pela área externa, oferecendo mais privacidade aos hóspedes.


A arquiteta conta que realizou um sonho antigo de construir uma casa de praia com materiais ecológicos e naturais, valorizando ao máximo o verde da vegetação nativa e do paisagismo. Por isso, toda a estrutura foi montada com toras de eucaliptos de reflorestamento, com fechamentos de panos de vidro para privilegiar a entrada de luz natural e forro do teto em fibra natural trançada.

A área externa é marcada pelo paisagismo, assinado por Piquet Arquitetura e Paisagismo, com palmeiras, bromélias, costelas-de-adão e uma aroeira nativa, que já existia no terreno. À sombra, próximo à piscina, fica uma grande mesa de madeira desenhada pela arquiteta, com cadeiras estilo diretor.

Todos os itens da decoração são novos, com destaque para o sofá da Empório Beraldin, a poltrona Deh, da Arefacto, o pufe de fibra natural, da Loja Hábito, as cadeiras Pita, da Franccino, e a mesa de refeições redonda, desenhada pela arquiteta e executada em marcenaria com carvalho americano de demolição.

Mônica priorizou tons claros de bege para criar uma decoração de estilo praiano com atmosfera relaxante e reforçou com materiais naturais, como madeiras, fibras, algodão, linho e couro. “As cores mais vibrantes aparecem nas redes espalhadas no deque externo”, ressalta.

No interior, a decoração tem forte apelo orgânico, com troncos de madeira sustentando a escada ou fazendo as vezes de bancos, tanto na sala de estar (com pé-direito de seis metros) quanto na cozinha. A palha é elemento muito presente, inclusive no forro dos tetos. Tecidos em tons crus arrematam o toque natural dos cômodos. No piso, foi usado o mesmo porcelanato em tom areia, de grande formato, em todos os ambientes internos da casa.
Confira mais fotos na galeria abaixo:

























