Continua após publicidade

Casa rosa de 225 m² com cara de brinquedo feita para moradora de 64 anos

Casa Coral é o projeto do arquiteto Ricardo Abreu para a CASACOR SP 2023

Por Redação
4 jun 2023, 19h00

O arquiteto Ricardo Abreu participa pela quarta vez da CASACOR São Paulo e apresenta sua mais recente criação: a Casa Coral. O projeto oferece aos visitantes um ambiente impactante no qual predominam tons de rosa, aliados a uma arquitetura lúdica e moderna.

O espaço foi pensado para uma mulher de 64 anos muito segura de si e de suas realizações, e que há dois anos decidiu abraçar sua verdadeira identidade, parando de pintar os cabelos e deixando de temer o envelhecimento. No seu lar, é possível entender as múltiplas nuances dessa mulher moderna, inovativa e intensa, que sempre gostou do universo lúdico das bonecas, não é adepta às convenções sociais e que deixa qualquer preconceito etarista para trás.

Casa rosa de 225 m² com cara de brinquedo feita para moradora de 64 anos. Projeto de Ricardo Abreu para a CASACOR SP 2023. Na foto, banheiro com espelho orgânico e cuba rosa.
(André Mortatti/Casa.com.br)

Com uma área total de 225 m², a Casa Coral é dividida em duas grandes células: uma social, composta por sala e cozinha integradas, e uma privativa, que inclui quarto, camarim e banheiro. O destaque principal fica para as cinco camadas de paredes, que envolvem e abraçam a residência, metaforizando as diversas camadas da vida da moradora.

Casa rosa de 225 m² com cara de brinquedo feita para moradora de 64 anos. Projeto de Ricardo Abreu para a CASACOR SP 2023. Na foto, sala com parede rosa e poltrona.
(André Mortatti/Casa.com.br)

“A minha parceria com as Tintas Coral surge da escolha de uma paleta de cores incomum e ousada na decoração, centrada no rosa. Acompanhada desse desafio, surge a necessidade de reunir a ampla gama de tons em todos os cantos do projeto, simbolizando a esperança e a vanguarda feminina, na qual a liberdade de pintar as paredes de sua casa com a cor que desejar é uma afirmação de individualidade e autenticidade”, afirma Abreu.

Continua após a publicidade
Casa rosa de 225 m² com cara de brinquedo feita para moradora de 64 anos. Projeto de Ricardo Abreu para a CASACOR SP 2023. Na foto, banheiro com bancada e cuba rosa. Banheira de apoio.
(André Mortatti/Casa.com.br)

Inspirado no formato das casas de boneca, o projeto traz também duas grandes elipses que conectam os ambientes, criando aberturas que se transformam em portas e janelas. Com recortes sinuosos e orgânicos, elas evidenciam as paredes com um degradê rosado, representando as diferentes fases da vida. Fazem parte da paleta da sala as cores Tarde em Veneza (predominante nas paredes), Sapatilha, Flores Empoeiradas e Vermelho Blefe.

Casa rosa de 225 m² com cara de brinquedo feita para moradora de 64 anos. Projeto de Ricardo Abreu para a CASACOR SP 2023. Na foto, banheiro com bancada e cuba rosa.
(André Mortatti/Casa.com.br)

Com o objetivo de criar um ambiente ainda mais acolhedor, a iluminação foi projetada para abranger todo o contorno da casa, proporcionando uma luz indireta refletida pelo forro. Além disso, pontos de luz direcionados foram estrategicamente instalados: um na sala, voltado para a área de convívio, e outro na cozinha, destinado à área de trabalho.

Continua após a publicidade
Casa rosa de 225 m² com cara de brinquedo feita para moradora de 64 anos. Projeto de Ricardo Abreu para a CASACOR SP 2023. Na foto, sala estante azul e poltronas.
(André Mortatti/Casa.com.br)

Já no jardim, a iluminação difusa e agradável se integra harmoniosamente ao paisagismo que abraça toda a residência. Com plantas imponentes, o verde confere uma personalidade marcante ao projeto. Na área externa, a cor é a Suave Serenata.

Casa rosa de 225 m² com cara de brinquedo feita para moradora de 64 anos. Projeto de Ricardo Abreu para a CASACOR SP 2023. Na foto, entrada com pórticos rosas na parede,
(André Mortatti/Casa.com.br)

Um dos elementos de destaque são as duas grandes elipses presentes no forro, pintadas em um tom de vermelho fechado, o Vermelho Terra, que contrasta com o ambiente rosa e proporciona a sensação de um pé-direito mais alto. As estruturas aparentes do Conjunto Nacional, juntamente com suas esquadrias originais, podem ser apreciadas, estabelecendo uma conexão visual e um diálogo com o modernismo.

Continua após a publicidade
Casa rosa de 225 m² com cara de brinquedo feita para moradora de 64 anos. Projeto de Ricardo Abreu para a CASACOR SP 2023. Na foto, quarto com cama estofada, tapete geométrico e paredes rosas.
(André Mortatti/Casa.com.br)

Para dar o toque final, foram escolhidos os tapetes da coleção “Tapetes Urbanos“, assinados pelo escritório Ricardo Abreu Arquitetos em parceria com a by kamy. Com desenhos autorais, eles retratam recortes emblemáticos da cidade de São Paulo – os modelos estão presentes em três ambientes: “Paraisópolis” na sala, no lounge o “Tietê” e no quarto está o “Nova Augusta”.

Casa rosa de 225 m² com cara de brinquedo feita para moradora de 64 anos. Projeto de Ricardo Abreu para a CASACOR SP 2023. Na foto, cozinha com bancada curva e paredes rosa.
(André Mortatti/Casa.com.br)

O mobiliário traz inovação, com peças orgânicas que harmonizam com a arquitetura e são revestidas por uma cerâmica brilhante esmaltada, resgatando a aparência do plástico, remetendo aos brinquedos que compõem as famosas casas de boneca. Essas peças estão presentes na ilha da cozinha, nas estantes da varanda, na cabeceira da cama e no banheiro.

Continua após a publicidade
Casa rosa de 225 m² com cara de brinquedo feita para moradora de 64 anos. Projeto de Ricardo Abreu para a CASACOR SP 2023. Na foto, sala de estar com parede rosa, lareira e sofá curvo.
(André Mortatti/Casa.com.br)

O piso fosco reproduz a projeção do forro, criando a mesma paginação no chão. Na sala, a cor escolhida é o verde, estabelecendo uma conexão com a área externa da casa, enquanto no quarto, o vermelho escuro cria um ambiente mais intimista.

Casa rosa de 225 m² com cara de brinquedo feita para moradora de 64 anos. Projeto de Ricardo Abreu para a CASACOR SP 2023. Na foto, quarto com cama estofada, tapete geométrico e paredes rosas.
(André Mortatti/Casa.com.br)

No quarto dessa moradora, o Rosa Pêssego predomina nas paredes, em uma paleta que também conta com os tons Inspiração poética, Canto da Toscana e Toque de Flauta.

Continua após a publicidade

Veja mais fotos abaixo!

Publicidade

Publicidade