Localizada em Mangaratiba, município no litoral sul do Rio de Janeiro (próximo a Angra dos Reis, na região conhecida como Costa Verde), esta casa de praia, assim como todo o condomínio, foram projetados pela arquiteta Ana Lúcia Jucá, incluindo o layout das plantas.
São quadro modelos de casas, totalizando 12 unidades que partiram do mesmo conceito, programa e estilo contemporâneo. “Com uma implantação bem estudada, aproveitamos bastante o terreno, explorando a vista maravilhosa do mar, sem repetir as fachadas”, explica Jucá.
A casa dessa matéria tem 600m² de área construída (distribuídos em dois pavimentos e um subsolo semi-enterrado) e foi arrematada por um casal com três filhos universitários que frequentavam a região desde a infância. “Os pais queriam fazer uma grande surpresa para eles”, conta a arquiteta.
A arquitetura da casa já atendia ao desejo dos clientes de ter uma residência de veraneio completa, que fosse ao mesmo tempo confortável e prática. Por isso, não foi necessário alterar sua arquitetura.
A arquiteta apenas introduziu materiais de acabamento na sala, como a parede principal com pé-direito duplo, que foi revestida com placas de travertino bruto, e o teto mais alto, que ganhou forração de madeira em réguas de peroba, deixando o ambiente mais acolhedor.
“Basicamente, os clientes pediram bicamas no quarto dos filhos para eles receberem os amigos, um canto de leitura convidativo e um estar ao ar livre bastante confortável”, revela Jucá.
O conceito do projeto, tanto arquitetônico como de interior, foi uma casa completa, confortável e prática para descanso e lazer dos moradores, com visual contemporâneo e limpo, utilizando materiais apropriados à localização tão próxima ao mar, com muito vidro para o máximo aproveitamento não só vista como da iluminação natural.
No que se refere à decoração, é tudo novo, adquirido de acordo com as especificações do projeto de interiores. A paleta de cores da decoração veio da textura e da luz natural do próprio local. O travertino bruto na parede, o tapete em ráfia e a madeira clara, por exemplo, se conectam ao tom da areia da praia.
Já o azul mais escuro das almofadas trouxe o tom da piscina para sala, enquanto a combinação do branco com azul e toques de vermelho é um clássico associado ao universo náutico.
Para finalizar, brises em alumínio imitando madeira na fachada voltada para o mar e o teto da sala forrado em madeira natural deixaram os ambientes mais “quentes” e acolhedores.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!