Para o projeto desta casa de 250 m² na Austrália, o escritório Wrightson Stewart elaborou uma extensão contemporânea e uma passarela que facilita a transição entre a antiga e a nova estrutura.
A geometria da planta incentiva as múltiplas funções da casa, cujos ângulos arrojados criam uma clara compreensão do zoneamento dos espaços, o que ajuda a manter a desordem da vida familiar sob controle.
A área infantil, por exemplo, está alojada dentro da estrutura original, enquanto o “retiro dos pais” e as áreas comuns da vida comunitária foram destinados à extensão. Uma passarela transparente permite a conexão com ambas as zonas e a paisagem urbana, apresentando uma marcenaria única que incentiva a exploração na jornada entre as zonas.
Já os acabamentos simples refletem a arquitetura do lugar. A terracota, por exemplo, faz referência ao patrimônio da região de uma maneira não convencional, nostálgica e exclusiva da cidade de Brisbane, na Austrália, onde a casa se localiza.
As várias aberturas do espaço atraem vislumbres das linhas de telhado de terracota circundantes para os interiores.
A ilha de cozinha revestida em terracota, por sua vez, continua este fio, encontrando inspiração no movimento Arts and Crafts e sua filosofia de forma modesta e artesanato.
Curtiu o projeto? Confira mais fotos e detalhes na galeria:
*Via BowerBird