Casa espaçosa em Teresina tem forro ripado do teto em madeira cumaru
Assinada pelo escritório Dois Arquitetura, a casa tem estrutura de concreto com fechamento em alvenaria. Os interiores são contemporâneos.
Assinado pelo arquiteto José Ribeiro, do escritório Dois Arquitetura, este projeto está localizado em Teresina, Piauí, e foi desenvolvido para uma empresária que gosta de receber filhos, netos e amigos. “É uma cliente de longa data do nosso escritório”, comenta o arquiteto.
A casa foi inicialmente planejada para um terreno da cliente, mas, após análise cuidadosa, ela decidiu aplicar o mesmo projeto no lote onde residia, com 2.100 m². A construção antiga foi demolida, o terreno preparado e a nova residência erguida, totalizando 620 m² de área construída.
“Os principais pedidos da cliente eram uma área social ampla e funcional para receber familiares e amigos, uma adega completa, varanda gourmet com churrasqueira e uma suíte master equipada com sala íntima, varanda privativa, closet duplo e banheiro duplo”, informa José Ribeiro.
A casa foi construída em estrutura de concreto, com fechamento em alvenaria e telhado metálico. Os brises verticais da fachada são feitos em chapa de alumínio composto no padrão Mogno.
O piso do andar térreo é de porcelanato claro 120×120 cm, o forro ripado do teto em madeira cumaru, as cortinas em linho off-white e as piscinas revestidas em pedras naturais Hijau e Hitam.
Os ambientes estão distribuídos em dois pavimentos: no térreo, estar e jantar integrados, escritório, lavabo, varanda gourmet, cozinha, despensa, depósito, área de serviço e dependência de funcionário; no superior, hall do elevador, sala íntima, varanda íntima, suíte master com closet e banheiro, além de duas suítes adicionais. A área externa conta com pátio de apoio, piscina retangular e ampla área ajardinada.
O projeto segue uma linguagem contemporânea, marcada por grandes panos de vidro que conectam os ambientes internos à área externa, garantindo luminosidade e leveza, enquanto linhas puras e retas definem a volumetria da construção. A decoração acompanha o mesmo estilo e reflete um novo capítulo na vida da proprietária, que optou por valorizar o design brasileiro autoral.
Entre as peças escolhidas estão a poltrona com banqueta Jangada, de Jean Gillon; as cadeiras Fina e o banco robusto preto, de Zanini de Zanine; o sofá terracota e a mesa de jogos redonda ebanizada, de Roberta Banqueri. A iluminação é assinada pela luminária pendente Meshmatics, de Rick Tegelaar para a holandesa Moooi, enquanto todos os móveis da área externa são da marca brasileira Tidelli.





