Casa em São José dos Campos tem clima de praia
Tijolinho, cobogó e forro de palha compõem a paleta de texturas do imóvel reformado pelo escritório Sertão Arquitetos.

Esta casa de 272 m², em São José dos Campos, passou por uma reforma conduzida pelo escritório Sertão Arquitetos para se adaptar ao estilo de vida de um jovem casal.
O primeiro passo foi simplificar a estrutura existente, demolindo os puxadinhos que cercavam a construção original de 1991.

O corpo principal da casa foi preservado, mantendo características marcantes, como as paredes de tijolinho e o telhado composto por barrotes e telhas cerâmicas, sem o uso de ripas — uma técnica antiga que remete diretamente à Casa do Rio Vermelho, de Jorge Amado e Zélia Gattai, referência direta para a reforma.

Para atender às necessidades dos novos moradores, a casa foi ampliada em dois pontos. No andar superior, um closet com banheiro foi construído sobre a antiga laje do terraço, exigindo um reforço estrutural para suportar o peso da nova banheira com vista para a mata.

No térreo, a cozinha foi expandida para ocupar a área entre a casa e a divisa do terreno, dobrando o tamanho da área social. Na divisa com a sala, foi criado um volume de madeira que abriga o espaço de chegada, a cristaleira, o roupeiro e um nicho com colchonete para a área de estar.
Outro pedido do casal foi a integração com os jardins e a área externa. Para isso, as pequenas janelas foram transformadas em portas, e novas aberturas foram incluídas sempre que possível.

A cozinha ganhou uma claraboia ao longo de toda a sua extensão, acompanhada por um jardim interno. Novas coberturas de madeira e vidro nas varandas, no pergolado e na garagem criaram espaços abertos que protegem do tempo, mas permitem a entrada de luz natural.

Como a casa está posicionada de forma oblíqua em um terreno irregular, dois grandes jardins contrapõem as áreas construídas. A churrasqueira, o banheiro e um novo quarto foram posicionados seguindo o alinhamento da casa principal.

Todas as aberturas foram projetadas para se voltarem aos jardins, que contam com pés de graviola, pitanga e outras árvores frutíferas.
A área da churrasqueira possui estrutura em madeira com telha metálica sanduíche aparente e explora as diferentes texturas dos cobogós e do forro de palha. No centro do jardim principal, a piscina completa a atmosfera.
Confira todas as imagens na galeria abaixo:











