Em seu projeto mais recente, a TAPO (Tomioka Architectural Planning Office) planejou a Horizon House (em português, “casa do horizonte”) em uma costa na cidade japonesa de Omaezaki.
O nome não veio por acaso: com uma posição proeminente na encosta e vista para o Oceano Pacífico, a residência foi pensada de forma a obter vistas panorâmicas e combinar espaços arejados e iluminados com interiores minimalistas.
A casa, de dois andares e planta de 21 x 8 m, exala exuberância já na entrada: no primeiro piso, o hall de entrada leva o olhar diretamente ao oceano, que aguarda sublimemente.
Este primeiro andar também inclui um estúdio, um closet e uma sala separada em estilo japonês, com banheiro e cozinha para acomodação dos hóspedes. Já no nível superior ficam as áreas de estar, jantar e cozinha – todas com vistas incríveis para o mar, graças às enormes janelas que vão do chão ao teto.
É neste pavimento que fica o ambiente mais notável da casa: o banheiro, cuja janela panorâmica de 21 metros circunda o espaço e garante uma vista de tirar o fôlego – que maravilhoso deve ser um banho aqui, não?
O lado norte do andar de cima, por sua vez, abriga um quarto principal, um quarto infantil, um banheiro e um closet com vista para os Alpes sulistas e para o Monte Fuji. Uma varanda contínua também envolve o bloco que se volta ao mar, permitindo que os moradores desfrutem do ambiente natural e da brisa marítima.
Para a estrutura da Horizon House, foi usada uma armação de aço com um vão de 3,6 metros. O interior da residência, por sua vez, manteve-se minimalista, com branco nas paredes e o cinza claro frio no teto e no piso.
Esta estética reduzida, combinada com a abundância de vidraças, permite que a vista do oceano seja o centro das atenções, tornando a casa a moldura perfeita para a bela paisagem a sua frente.
Confira abaixo mais fotos da Horizon House: