Casa é construída dentro de uma rocha na Arábia Saudita
A construção é inspirada no túmulo de Madaim Salé, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO
Influenciado pela arquitetura do túmulo de Madaim Salé, na Arábia Saudita, o arquiteto e fotógrafo Amey Kandalgaonkar conseguiu integrar natureza e influência humana em uma rocha do deserto.
O antigo sítio arqueológico expressa fachadas clássicas esculpidas em uma massa de arenito, racionalizando a geometria orgânica. Já a obra de Kandalgaonkar tem uma leitura mais contemporânea, que introduz um segundo material para cortar a rocha original.
O arquiteto criou uma dicotomia entre a superfície orgânica da pedra e a inserção de lajes de concreto limpas. Para isso, primeiro ele fez a modelagem 3D de toda a montanha, que sofreu a escavação para contemplar a arquitetura. Dessa forma, foi possível fundir a casa à rocha.
Kandalgaonkar buscou integrar as estruturas e não destacar a casa da paisagem. Nessa tentativa, a ela foi mantida incrustada na pedra, em vez de sobre a pedra – o que só permite enxergá-la de perto ou através de uma vista aérea; misturando-se à paisagem quando vista de longe.
“Considerando a complexidade visual das rochas em Madaim Salé, era imperativo usar planos e cubos simples para obter um equilíbrio visual”, diz o arquiteto. “Eu comecei criando a rocha no software 3D, que em si era um processo de escultura. Mais tarde, ao inserir a casa nessa rocha, tentei manter seu impacto visual a nível dos olhos o mínimo possível e, apenas quando observado a partir de um olho de pássaro, a extensão real da intervenção é revelada”, completa.