O terreno espaçoso em um condomínio no Guarujá, litoral de São Paulo, permitiu aos arquitetos dos escritórios Rua 141 e Zalc Arquitetura a criarem uma casa de praia bem ampla e aconchegante, com 525 m². A principal característica da arquitetura é o projeto estrutural marcado pelo jogo de volumes com balanços, que aproveita ao máximo a iluminação natural, a ventilação cruzada, além de trazer a natureza para os espaços internos.
Os dois pavimentos da casa abrigam cinco suítes, piscina, área gourmet, sala íntima, cozinha, home living e dormitórios de serviço. Tudo isso para criar o refúgio de descanso, quer era o sonho de uma família moradora da capital. O andar superior ficou reservado para a área íntima e as suítes ganharam grandes aberturas, que permitem a vista do terraço com pergolado. Já os banheiros receberam claraboias sobre as bancadas para receberem iluminação natural. Assim, reduz-se muito o uso da energia elétrica.
Um grande vão interno abriga um pé-direito duplo, que facilita a entrada de ar e a circulação dos moradores entre os dois andares. O piso térreo ficou reservado para as áreas de estar, além da piscina e spa. E a iluminação natural também foi pensada para esses espaços, com grandes aberturas no living e uma claraboia na escada.
A ideia foi integrar a área interna com a externa de modo que a transição entre as duas fosse quase imperceptível. Para isso, os arquitetos desenharam uma piscina linear, que faz parte do jardim, mas ao mesmo tempo entra para o living. Outro recurso para criar essa sensação foi instalar um jardim vertical, composto de pilares estruturais, que trazem a natureza para a área gourmet e para a área coberta da piscina.
A decoração foi pautada em elementos naturais para compor ambientes aconchegantes e conectados com a arquitetura da casa. Para isso, os profissionais escolheram usar madeira e palha, por exemplo, a fim de criar esse cenário rústico e tropical. Eles usaram a mesma ideia para definir a pedra moledo na área externa. O revestimento foi fundamental para trazer conforto térmico à casa de grandes proporções, além de ter um visual rústico.
Na sala de jantar, a mesa de madeira e o pendente de fibra natural reforçam essa ideia de rusticidade, sem abrir mão da elegância. Repare que as cadeiras são de modelos diferentes de cada lado da mesa.
A cozinha toda branca tem um ar minimalista e contemporâneo, mas que tem tudo a ver com uma casa de praia. Além de ser prática para a manutenção no dia a dia. A parede de tijolinhos com pintura branca dá um toque mediterrâneo ao espaço sem destoar da proposta do projeto.
Além do gramado na área externa, foram criados, ainda, jardins na cobertura do primeiro pavimento para levar conforto térmico aos ambientes. No paisagismo, foram usadas espécies tropicais, com texturas e tons de verde variados, que embelezam os espaços e deixam os ambientes mais frescos, diminuindo o uso de ar-condicionado.
Quer ver mais imagens desta casa de praia? Acesse a galeria de fotos e faça um passeio!