Localizada no litoral norte de São Paulo, a Residência MF acaba de ser restaurada pelo escritório BASICHES Arquitetos Associados. A estrutura básica e planta baixa do prédio foram, em grande parte, mantidos. Atendendo aos pedidos do cliente, no entanto, foi criada uma maior integração entre espaços internos e externos, principalmente na parte da frente da casa.
A casa está localizada no município de Bertioga, e sua reforma conseguiu combinar o antigo e o novo sem grandes — mas precisas — intervenções. O antigo telhado de azulejos, que antes cobria a garagem, foi demolido e deu espaço para o levantamento de um novo muro. A mudança foi feita para criar uma divisão entre a nova área de garagem e o pátio de acesso interno.
O estacionamento agora fica debaixo da nova pérgula de metal, revestido de madeira e coberto de vegetação. As plantas, na verdade, fazem-se presentes em todo o projeto mascaram os limites entre os espaços.
Ao entrar na residência, por exemplo, os moradores são recebidos por um jardim interno. O concreto da parede externa se estende até a sala de jantar, o que apenas reforça a conexão entre os ambientes.
Além disso, pela presença de grandes janelas de vidro na entrada da casa, é possível enxergar o mar através de toda a estrutura. Buscando exaltar ainda mais a natureza exterior, um pórtico foi construído em metal e folheado em madeira. O panorama da praia fica, assim, emoldurado por toda a estrutura. Adjacente ao pórtico, um novo bloco de concreto foi colocado para conter uma sauna, com uma janela que encara o mar.
O terraço, por fim, foi expandido de forma a maximizar o espaço e abrigar uma nova piscina. Com 25 metros de comprimento, é ela a responsável por trazer um toque de luxo contemporâneo à Residência MF original.
Confira outros ambientes da residência: