Casa de praia com concreto aparente, pedra natural e vidro
O projeto equilibra estética, conforto e sustentabilidade

Esta casa de praia de 445 m², em Xangri-la, Rio Grande do Sul, recebeu um projeto do escritório Mayresse Arquitetura para se tornar o refúgio de verão de uma família gaúcha.

O imóvel de dois pavimentos apresenta traços brutalistas, com ambientes amplos e integrados. No térreo, a sala de estar, jantar e espaço gourmet formam a área de convivência e lazer conectado à piscina de transbordo.

No projeto arquitetônico da sala de estar, uma janela em fita separa o volume inferior do superior (que acomoda a área íntima). O efeito visual dessa abertura cria a impressão de um volume flutuando sobre o outro, para quem observa do lado de fora.

A escolha dos materiais — pedra natural, concreto aparente e vidro — garante privacidade e baixa manutenção a longo prazo. O projeto também incluiu ripados de alumínio para o fechamento das esquadrias das suítes.

Nos interiores, cortinas rolô com filtro UV e permeabilidade visual foram instaladas para proporcionar conforto térmico e privacidade aos ambientes internos.

A escada que leva ao segundo pavimento recebe iluminação natural de uma abertura zenital estrategicamente posicionada acima dela. Apesar de linear, a escada foi projetada para ser uma escultura no meio da sala de estar, com degraus em madeira e base em pedra natural.

O projeto também conta com soluções sustentáveis, como placas fotovoltaicas posicionadas de forma a não interferirem na arquitetura, uma cisterna para irrigação automatizada do jardim e vidros tecnológicos que garantem conforto termoacústico.
Confira mais imagens na galeria abaixo:











