Situada em Maresias, dentro de um condomínio onde a a vegetação é toda nativa, esta casa de praia está rodeada pela Mata Atlântica. Este detalhe já faz da atmosfera do lugar muito especial. Mas, depois de ser comprado por um jovem casal, que adora praia e receber os amigos, o imóvel passou por uma reforma, comandada pelo escritório Carlito e Renata Pascucci, que deixou os ambientes mais coloridos e aconchegantes.
Os arquitetos atualizaram o layout, os acabamentos e transformaram todo o piso térreo para que o espaço fosse ainda mais integrado com a natureza, que, generosamente, emoldura a casa. Eles aumentaram as esquadrias e definiram um deck, onde foram instalados um lounge e a piscina ao ar livre, a pedido dos clientes.
Houve muitas mudanças estruturais para adequar a casa à nova fase. Entre elas, a remoção da escada original, alguns pilares e paredes. A sala de TV saiu do térreo e foi para um mezanino, criado acima do living. Os arquitetos aproveitaram também os limites da construção para aumentar o deck e integraram a varanda ao estar e à cozinha.
A iluminação e a ventilação natural também eram questões que precisavam ser cuidadas no projeto. Para isso, no pavimento superior, os arquitetos abriram os vidros, que antes eram fixos, para favorecer a circulação de ar cruzada. Além disso, o paisagismo ajudou a amenizar a forte insolação na lateral da construção, que deixava a sala muito abafada. No mezanino, também foram instaladas persianas automatizadas para ajudar no conforto térmico.
Quanto às cores, a ideia foi partir de uma base arquitetônica cinza em piso, tampos e algumas paredes, para deixar os espaços leves e entrar com tons mais vibrantes na decoração. Assim, ladrilhos, portas, quadros, cerâmicas, tapeçaria, obras de arte e mobiliário trouxeram muitas cores ao projeto.
Destaque para o quadro feito por Carlito no living e para a obra da artista Lady Guedes, próxima à escada. No quarto das crianças há, ainda, um grafite do Highgraff nas paredes. Já na suíte master, um quadro do Gustavo Rosa traz cor às paredes.
A sustentabilidade também norteou o projeto. Os arquitetos buscaram fazer escolhas que causassem o menor impacto ambiental possível. As madeiras usadas são todas de reflorestamento, por exemplo, e o piso dos quartos, de eucalipto tratado, foram aproveitados.
Segundo os arquitetos, reformar uma casa de madeira, embora limite algumas modificações, é sempre muito prazeiroso porque o material encanta por sua beleza. O plano era que todas as mudanças feitas no projeto original deixassem o imóvel com um clima atemporal, para que durasse muitos anos. E o resultado são ambientes despojados, combinados com um clima praiano relaxante com tem que ser.
Quer ver mais fotos deste projeto colorido e aconchegante? Navegue pela galeria abaixo!