Esta casa poderia ser um simples sobrado urbano, nos arredores de Sidney, na Austrália, mas quando o proprietário, um professor de literatura inglesa aposentado, resolveu transformá-la em seu refúgio pediu aos arquitetos do escritório Sibling Architecture que ela se destacasse na vizinhança. Assim, a fachada traseira do imóvel, em vez dos tradicionais tijolos vermelhos, foi toda revestida de blocos de vidro. Além de criar um visual interessante no imóvel, os blocos translúcidos permitem a entrada de luz natural nos ambientes.
Batizada de Glass Book House, a casa foi pensada para ser um lugar relaxante, onde o morador pode perder a noção das horas lendo seus livros preferidos. Para isso, a área externa parece entrar pela casa quando as portas estão abertas e a luz natural durante o dia deixa o clima ainda mais aconchegante.
Por dentro da casa, a madeira clara desenha os espaços e cria um visual escandinavo na decoração. O material dá forma, aliás, ao principal elemento do projeto: a estante de livros do morador, que se divide entre os dois andares da casa para conseguir abrigar a extensa coleção. No andar superior, a marcenaria da estante de transforma em um banco, próximo de uma janela na fachada, onde é possível ler ou apenas apreciar a vizinhança.
No piso térreo, ficaram o banheiro e a cozinha, aberta para a sala de jantar. Chama a atenção o uso da cor azul, em uma versão intensa, que se destaca na madeira clara. O tom colore a estrutura metálica da fachada e segue para dentro da casa colorindo a marcenaria da cozinha, os revestimentos do banheiro e o piso do andar superior.
Os arquitetos tiveram o cuidado de manter alguns elementos originais da casa, a exemplo do piso de cerâmica. Além disso, a fachada da frente foi preservada, criando uma unidade visual na vizinhança.
Quer ver mais fotos desta casa? Então, dê um passeio pela galeria abaixo!