Casa de 350 m² em Angra ganha área social integrada com vista para o mar
O projeto assinado por Roberta Devisate valoriza o imóvel com proposta contemporânea, toque rústico e charme caiçara
De frente para o mar, esta casa de 350 m² localizada em Angra dos Reis passou por uma reforma completa nas mãos da designer de interiores Roberta Devisate. Os moradores, um casal com duas filhas jovens, já haviam realizado um projeto anterior com a profissional, de sua residência no Rio de Janeiro, e recorreram a ela para adequar, desta vez, a casa de veraneio às necessidades da família.
Inicialmente, os moradores solicitaram poucas interferências, como troca de revestimentos, novo mobiliário e pequenos ajustes nos banheiros. A casa foi adquirida por eles há alguns anos e demandava uma modernização tanto funcional quanto estética.
Eles desejavam uma decoração mais leve e acolhedora, buscando um resultado tão positivo e surpreendente quanto o que foi alcançado no projeto da residência carioca. Porém, ao conhecer a casa, a designer de interiores percebeu que a entrega poderia ser muito maior.
“Nos estudos iniciais do projeto, percebi um importante potencial do setor social que não poderia ser negligenciado. A proposta de criar uma cozinha gourmet completamente integrada – contemplando varanda, jantar, cozinha funcional e sala de estar – foi prontamente aceita com entusiasmo e o resultado surpreendeu pela beleza e praticidade!”, conta Roberta.
A escada para o segundo piso, no entanto, era um obstáculo: originalmente posicionada no meio da sala de estar, interrompia o fluxo e deixava o espaço espremido, pouco usual, comprometendo a distribuição das funções.
Veja também
- Muitas áreas de lazer e sustentabilidade marcam casa de campo de 436m²
- Casa de vila de 225 m² recebe integração, luz natural e conexão com jardim
- Reforma deixa casa de 312 m² na Barra da Tijuca mais fluida e ampla
Por isso, foi feita uma nova escada, implantada na diagonal, promovendo maior fluidez com eficiência e leveza. Sua estrutura leve recebeu uma base metálica central, com degraus moldados em concreto no local.
“O guarda-corpo em tora de eucalipto certificado contribui para a segurança, além de ser um elemento muito charmoso”, comenta a designer.
A integração dos interiores com a área externa, especialmente no primeiro piso, busca ainda uma fluidez, refletindo na decoração as cores da natureza, como os verdes, crus e caramelos mais quentes, que evocam a sensação de tranquilidade, prazer e relaxamento.
“Objetos com forte valor afetivo conversam com itens rústicos e muitas peças da família. O acervo super original foi garimpado em lojas de artesanato e feiras, muitas peças adquiridas pela própria cliente ao longo do processo de reforma. Houve uma troca permanente de sugestões com a moradora e muita pesquisa”, revela Roberta.
Ainda no primeiro andar, na cozinha principal foram usados azulejos brancos com detalhes na cor verde menta, com painel, biombo e prateleiras executados em marcenaria e bancada de quartzo.
Já no lavabo, que atende à área social, foi criado um painel vertical de tijolos, o mesmo usado na cozinha gourmet, e pintura acrílica na cor Tamarindo, imprimindo um resultado quente e sedutor. A bancada suspensa é em granito levigado recortado e os penduradores de cerâmica são da artista mineira Nicia Braga.
Nos andares superiores, concentram-se os quartos, sendo três no segundo andar e a suíte do casal no terceiro piso. Cada quarto recebeu uma marcenaria versátil, a exemplo dos armários abertos com portas em palhinha sintética, que protegem e proporcionam boa ventilação, evitando mal cheiro e mofo por conta da forte maresia.
O quarto do casal recebeu amplos panos de vidro: todas as esquadrias originais frontais foram reorganizadas, de forma que fosse possível contemplar o visual do mar. Já os banheiros exibem bancadas recortadas, no mesmo porcelanato cimentício escolhido para o piso. “Essa unidade visual trouxe leveza e um contraste sutil com a textura de micro seixos nas paredes”, afirma a designer.
Para Roberta, a maior recompensa deste projeto é a sensação de frescor e equilíbrio, percebida como um convite ao bem-estar quando se entra na casa: “Tocar as pessoas e fazer com que se sintam bem nesse espaço é algo que transcende o projeto físico da casa.
Uma casa generosa, que realmente parece fazer um carinho em quem lhe confia seu tempo precioso para esquecer o mundo lá fora”, reflete a designer de interiores.
Curtiu o projeto? Confira mais fotos na galeria: