Casa de 284 m² em Alphaville vira refúgio da pandemia para moradores

O projeto do escritório STAL Arquitetura inverteu o layout das áreas sociais, inseriu uma TV na varanda e desenhou marcenaria exclusiva para o imóvel

Por Yara Guerra
Atualizado em 29 fev 2024, 08h56 - Publicado em 15 dez 2021, 13h00
 (Fernando Crescenti/Casa.com.br)
Continua após publicidade
4-casa-de-284-m-2-em-alphaville-vira-refugio-da-pademia-para-moradores
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

Esta casa de 284 m², no bairro de Alphaville, em Santana do Parnaíba, recebeu o projeto da dupla Alessandra Pinho e Stella Teixeira, do escritório STAL Arquitetura.

Ele foi pensado para um casal com uma filha pequena que aproveitou a pandemia para se refugiar em condomínio com mais espaço. “Elaboramos o projeto de decoração para a área social da casa, com sugestão de acabamentos, novo layout, desenho de marcenarias e escolha de mobiliário”, comenta Alessandra Pinho.

10-casa-de-284-m-2-em-alphaville-vira-refugio-da-pademia-para-moradores
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

A família buscava uma reforma pequena e rápida para que pudessem se mudar o quanto antes, aproveitando ao máximo o que a casa já oferecia, porém, adequando ao seu estilo. O living, a sala de jantar e a sala de TV foram integrados no mesmo espaço onde acontece também a lareira.

“Criamos uma estante bonita, leve e funcional, para favorecer essa integração, além disso, recuperamos o piso de madeira existente, criamos um forro de gesso para distribuir melhor a iluminação e claro, o espaço recebeu uma pintura nova”, explica Stella Teixeira.

Continua após a publicidade
12-casa-de-284-m-2-em-alphaville-vira-refugio-da-pademia-para-moradores
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

Para a arquiteta, mesmo a área social sendo toda integrada e podendo acomodar bastante gente, é também super aconchegante para os momentos em que só a família está em casa.

20-casa-de-284-m-2-em-alphaville-vira-refugio-da-pademia-para-moradores
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

O escritório criou uma área para a filha do casal, hoje com 6 anos, poder guardar os brinquedos e se divertir bastante.

Continua após a publicidade

Veja também

22-casa-de-284-m-2-em-alphaville-vira-refugio-da-pademia-para-moradores
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

Tirando partido do pé-direito alto, a dupla formatou um mezanino sobre a área da TV, com o intuito de otimizar o espaço. No ambiente, o sofá serve para assistir, mas também como cama para receber as amigas quando quiser.

25-casa-de-284-m-2-em-alphaville-vira-refugio-da-pademia-para-moradores
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Já para o mezanino, em frente aos quartos, elas idealizaram uma área de home office, aproveitando o armário de madeira escura existente e trazendo cor com a marcenaria nova em verde menta. A estante suspensa foi montada com objetos que trazem de viagens, para ali ficarem concentradas as lembranças da família.

Na área externa, o casal fazia questão da TV na varanda e o desafio foi posicioná-la numa varanda sem paredes.

28-casa-de-284-m-2-em-alphaville-vira-refugio-da-pademia-para-moradores
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

“Criamos então um painel ripado metálico, recuado em relação ao telhado, para proteger a TV e trazer o cabeamento pelo forro. Na posição onde ficou, é possível vê-la de toda a varanda: da mesa, da área de estar e da churrasqueira“, diz Alessandra.

Continua após a publicidade
8-casa-de-284-m-2-em-alphaville-vira-refugio-da-pademia-para-moradores
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

Todas as marcenarias do projeto foram desenhadas pela dupla exclusivamente para os moradores: estante do living, móvel da TV, móvel da copa, marcenaria da brinquedoteca, painel da Varanda, marcenaria do escritório, e executadas pela Arte da Barra.

11-casa-de-284-m-2-em-alphaville-vira-refugio-da-pademia-para-moradores
(Fernando Crescenti/Casa.com.br)

Para a arquiteta Stella, a principal resolução do projeto foi a inversão do layout da área social, que antes tinha a TV na parede da estante. Desta forma, puderam agregar a lareira ao layout, dando mais importância e uso para ela.

Continua após a publicidade

Além disso, a sala era bem escura, por conta de um papel de parede marrom, onde hoje é a estante e o forro de gesso, o que trouxe mais pontos de luz para todo o ambiente.

Curtiu o projeto? Confira mais fotos na galeria:

Publicidade