Localizada na cidade de Campinas (SP), a Residência LT recebeu um projeto de reforma do escritório Bruno Rossi Arquitetos, que se iniciou a partir do entendimento da personalidade, rotina e necessidades dos moradores. Eles escolheram uma residência em uma vila de casas com plantas iguais e espaços compartimentados divididos por paredes e por diferentes níveis.
Com aproximadamente 225 m² de área construída, a primeira intervenção se ocupou da reordenação dos espaços internos, que eliminou a divisão compartimentada e criou novas condições de iluminação e ventilação naturais.
As demolições internas permitiram dar unidade de espaço e luz, além de proporcionar novas conexões visuais entre o ambiente interno e o jardim nos fundos, que anteriormente contava com uma piscina que ocupava quase toda a área externa.
O programa do térreo passou a abrigar cozinha, salas de estar e jantar, escritório, lavabo, serviços e área de lazer (com churrasqueira e redário), que ocupam agora o pátio/jardim nos fundos do terreno. Já as suítes ocupam o pavimento superior.
Veja também
- Casa de 325 m² ganha andar térreo para se integrar ao jardim
- Cozinha se abre para o jardim nesta casa em Londres
A área integrada das salas se organiza entre o estar e o ambiente dedicado à projeção de filmes, onde uma tela se estende sobre o caixilho, redefinindo o espaço entre a interação com a área externa e a privacidade da projeção de filmes.
O estilo particular da família também é exibido nas peças de antiquário e na coleção de arte. A arquitetura da reforma funcionou como suporte para estas peças, dispostas em um layout flexível e mutável.
Os materiais utilizados são predominantemente simples e comuns, como o aço, o concreto e a madeira. Um destaque especial é destinado para o forro da cozinha, feito em chapa metálica perfurada que, por sua vez, contém as luminárias embutidas.
Curtiu o projeto? Confira então mais imagens e detalhes na galeria: