Casa de 110 m² mescla o contemporâneo com a tradição de Minas Gerais

Casa Araxá marca a estreia de José Navarro na CASACOR SP 2023

Por Redação
9 ago 2023, 19h00
Casa de 110 m² mescla o contemporâneo com a tradição de Minas Gerais. Projeto Navarro Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, quarto com tv, cortina e cama.
 (Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)
Continua após publicidade

Em sua estreia na CASACOR São Paulo, José Navarro apresenta a Casa Araxá, uma releitura da história da sua infância recheada de afeto vivida na residência de seus avós, localizada no interior de Minas Gerais.

Casa de 110 m² mescla o contemporâneo com a tradição de Minas Gerais. Projeto Navarro Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, quarto e banheiro, com plantas, espelhos e tv.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

Marcado pela construção de uma residência completa, o espaço de 110 m² apresenta uma releitura da beleza de crescer em um ambiente cheio de valores e tradição, mas com uma visão contemporânea da casa mineira: ao mesmo tempo aconchegante e funcional.

Casa de 110 m² mescla o contemporâneo com a tradição de Minas Gerais. Projeto Navarro Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, cozinha preta com jardim.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

Os itens de decoração presentes são referências de toda a vida do arquiteto, com algumas peças trazidas diretamente da residência de seus avós.

Continua após a publicidade
Casa de 110 m² mescla o contemporâneo com a tradição de Minas Gerais. Projeto Navarro Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto. cozinha e sala de jantar com plantas, tapete e marcenaria.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

A estrutura metálica seca e o teto rebaixado deixam a morada, que engloba living, sala de jantar, cozinha e suíte máster com ares de loft. As paredes, que não encostam no forro diretamente, garantem permeabilidade ao espaço, fazendo com que o verde se integre com a arquitetura.

O uso de outros materiais naturais como madeira e pedras, que foram reutilizadas, reforçam a harmonia entre os acabamentos.

Continua após a publicidade

Casa de 110 m² mescla o contemporâneo com a tradição de Minas Gerais. Projeto Navarro Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, sala com estar e jantar, plantas e sofá.

Já para a composição do interior, grande parte do mobiliário foi assinado pelo escritório, com exceção da mesa de jantar, uma escultura do artista plástico Franz Weissmann, as cadeiras de jantar, de Sérgio Rodrigues, a cadeira de balanço e a poltrona MP 131, do designer Percival Lafer – ambas peças trazidas da casa da avó do arquiteto e repletas de significado: eram vendidas na loja de mobiliários do bisavô e presentes de casamento para ela.

Casa de 110 m² mescla o contemporâneo com a tradição de Minas Gerais. Projeto Navarro Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, sala de estar com estante, sofá e aparador.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

A poltrona assinada por José Navarro na sala, junto com os tapetes da Phenicia, garante conforto para quem aprecia o local. O living, decorado com uma estante recheada de obras de arte, peças de vidro, livros e um relógio antigo de seu avô, cria um túnel do tempo com inovações tecnológicas, como o teto, no mesmo ambiente.

Casa de 110 m² mescla o contemporâneo com a tradição de Minas Gerais. Projeto Navarro Arquitetura para a CASACOR SP 2023. NA foto, banheiro com banheira, plantas e pedras.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

No banheiro, o conceito aberto dá leveza em conjunto com as plantas que emolduram a área externa. No paisagismo, as escolhas foram pelas espécies nacionais e nativas com toda diversidade que elas possuem para garantir a brasilidade tão característica do projeto.

Continua após a publicidade

Veja mais fotos na galeria abaixo!

Publicidade