Canto alemão na varanda cria local perfeito para café da manhã em apê
O escritório Memoá Arquitetos criou uma atmosfera leve e praiana, com paleta de cores claras, marcadas por branco, azul e verde.
Na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, uma família, oriunda de Minas Gerais, encontrou seu refúgio à beira-mar. O casal, acompanhado por suas duas filhas já adultas, decidiu investir em um apartamento de 100 m² como um ponto de descanso próximo ao oceano.
O imóvel, embora já tivesse passado por uma recente reforma, precisava de personalidade e do toque de leveza que só o mar poderia imprimir. Para tanto, confiaram o projeto às arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano, do escritório Memoá Arquitetos, que, como cariocas da gema, compreenderam a essência da arquitetura de interiores buscada por seus clientes.
O desafio apresentado às arquitetas era claro: criar um ambiente com um ar praiano discreto, aproveitando ao máximo a localização privilegiada à vista deslumbrante. “Para conceder esse match tão desejado pelos clientes, nossa proposta foi atuar com uma paleta clean, seguida por toques de verde e azul, e destacar a naturalidade de elementos naturais como a madeira e a pedra”, ressalta Tatiana.
Na reforma, quase todos os elementos decorativos e mobiliários foram substituídos, com exceção do sofá na sala e dos armários nos quartos, que foram incorporados ao novo layout.
Na integração entre das salas com a varanda, um canto alemão, em ‘L’ acrescenta um canto acolhedor que se tornou um convite para admirar a vista panorâmica da Lagoa de Marapendi e do Oceano Atlântico. Uma mesa Saarinen redonda foi estrategicamente disposta para momentos familiares como o café da manhã ou para a apreciação de um drinque entre eles ou nas ocasiões em que recepcionam os convidados.
Elegância e sobriedade foram a tônica para a ‘caixa de madeira’ que faceia a parede com os painéis e que disfarçava o acesso ao trio de portas: o hall de entrada, a cozinha e a ala íntima. “Entendemos que esse jogo com a marcenaria mimetizada para compor essa atmosfera de aconchego e, ao mesmo tempo, deixar em voga apenas a parte social”, analisa Tatiana.
Com três quartos, a suíte do casal manteve a unidade do décor evidente na área social. Junto com a sutileza da marcenaria em tons claros avistados na cabeceira e as mesas laterais, o frescor e o charme da parede de tijolinho branco.
Os outros quartos foram trabalhados para acomodar as duas filhas e a mãe da moradora.